Nada pior para uma boa noite de sono do que aquele joguinho que você começa a jogar e não consegue parar. Exemplos são vários, bastante conhecidos e, a cada dia, novos aplicativos divertidos e viciantes aparecem. MoviePop, um novo jogo de combate vinculado ao Facebook, promete provocar algumas insônias por aí por aí.

Jogo1-MoviePopVários jogos

Entre os jogos que tiram o nosso sono, estão os jogos individuais, aqueles que baixamos e não precisamos da ajuda de ninguém para progredir; e os jogos sociais, aqueles em que existe alguma interação com outras pessoas, que vão ajudá-lo a continuar jogando.

Entre os jogos sociais há aqueles de colaboração, onde existe alguma competição entre os seus participantes, que querem ver quem chegou mais longe ou fez mais pontos em determinada fase, mas a interação é feita, principalmente, de forma colaborativa. Um bom exemplo disso é o famoso e altamente viciante Candy Crush.

Outra modalidade de jogos sociais é a de jogos de combate. Nessa, claro, o principal objetivo é bater o seu adversário. Um jogo que fez bastante sucesso quando lançado foi o Song Pop, nele pequenos trechos de canções eram tocados, o jogador recebia uma lista de opções de músicas e tinha que relacionar a música ao título correto em menos tempo que seu adversário.

O jogo das músicas até que fez algum sucesso com os cinéfilos de plantão, que adoravam a categoria Trilha Sonora, mas acabou sendo deixado de lado. Donos de tablets e celulares iam se entregando a novos aplicativos e deixavam aqueles de antes para trás.

MoviePopMercado carente

O público amante de cinema sempre teve uma certa carência de bons aplicativos. Alguns, bastante solitários, fizeram asucesso, como o Icon Pop Quiz não exclusivamente voltado para a sétima arte, ou o Guess The Movie. Os dois, porém, são muito limitados e acabaram esgotados entre seus jogadores.

Outros pecam pela falta de cuidado estético ou pela falta de objetividade Mas alguns aplicativos são bem divertidos, como o Movie Quiz (não confundir com o Movie Quiz – Adivinha o Filme), o Ultimate Movie Quiz, Guess the Movie Quiz, 100 Movies Quiz e o Icomania – Guess the Movie, mas em todos acaba faltando alguma coisa, e é aquela dose básica de competição.

É por isso que o novo jogo produzido pela empresa que desenvolveu o SongPop tem tudo para fazer sucesso. Ele é o MoviePop e testa o conhecimento cinéfilo dos usuários em uma competição com outros usuários. A metodologia é a mesma. Os jogadores veem um trecho do filme e têm uma lista de opções de títulos. São cinco clipes por rodada e ganha aquele que acertar mais filmes em menos tempo.

Listas-MoviePpp

Exatamente como no Song Pop, os vencedores das partidas ganham três moedas e os perdedores, uma. Com essas moedas, é possível comprar novas listas de categoria. São mais de 40 já, com gêneros de filme, como drama ou musical, e seleções especiais, como Alien Invaders (invasores alienígenas) e Teen Romance (romance adolescente).

Além disso, dependendo do número de acertos em cada lista, o jogador ganha estrelas, que destravam novos clipes de filmes.

Para jogar, é necessário ter uma conta no Facebook. O aplicativo permite você desafiar seus amigos da rede que também estão jogando ou, no modo random, permite partidas com usuários desconhecidos.

O aplicativo está disponível na App Store, para dispositivos iOS, e no Google Play, para dispositivos Android. Quem quiser, também pode jogar direto no Facebook.