(O Diabo Mora Aqui, BRA, 2015)

Terror
Direção: Rodrigo Gasparini, Dante Vescio
Elenco: Pedro Carvalho, Sidney Santiago, Ivo Müller, Clara Verdier, Diego Goullart, Pedro Caetano, Felipe Frazão, Mariana Cortines
Roteiro: M.M. Izidoro, Rafael Baliú, Guilherme Aranha
Duração: 80 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Se a investida no gênero terror era tímida – ao menos a produção que chegava ao público – nos tempos de película, o digital veio para concretizar uma grande variedade de produções que buscam no medo alcançar o seu sucesso.

O Diabo Mora Aqui era apenas uma ideia de seu produtor, M.M. Izidoro, há mais de 13 anos, agora finalmente ganhou as telas, como o selecionado da Sessão Bendita da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Com uma temática muito própria, tendo como pano de fundo questões facilmente identificáveis por qualquer brasileiro, a trama consegue fisgar o espectador. Mesmo que a formatação desta complexa história siga a mesma formatação de tantos outros filmes do gênero produzidos por Hollywood.

Aqui, uma turma de jovens está indo encontrar o primo em uma antiga e hoje abandonada casa de fazenda do período colonial. A maldição a ser liberada – sim a história é a de uma maldição a ser liberada – é o resultado do conflito entre um dos muitos senhores de fazenda do passado e um de seus escravos, filho de uma rainha africana.

O-diabo-mora-aqui_interno1

Com um figurino interessante, principalmente na criação do vestuário do principal antagonista, além de insetos, pentagramas, estacas e muitos símbolos comuns no universo do terror, o filme não só consegue sobreviver ao gênero, como cria um caminho muito próprio dentro daquela mitologia.

Claro que em várias cenas, o espectador se lembrará de outros filmes que foram vistos antes, ou que um ou outro furo no roteiro salte aos olhos de quem assiste ao filme, mas nada que também não seja completamente esperado em um filme que se insere no universo do terror.

O Diabo Mora Aqui surge para se divertir e apreciar um novo cinema que parece ter encontrado um caminho para acontecer nas telas e não fica devendo nada às produções estrangeiras que dominam o mercado.

Vale a muito a pena entrar nessa.

Um Grande Momento:
O final frenético.

O-diabo-mora-aqui_poster

Links

No IMDb