(The Jane Austen Book Club, EUA, 2007)

Drama
Direção: Robin Swicord
Elenco: Emily Blunt, Hugh Dancy, Maria Bello, Kevin Zegers, Maggie Grace, Amy Brenneman, Nancy Travis, Marc Blucas, Kathy Baker
Roteiro: Robin Swicord (roteiro), Karen Joy Fowler (livro)
Duração: 106 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Mesmo quem nunca leu um livro de Jane Austen, já viu algum filme sobre esses livros e conheceu seu universo. Histórias de amores, paixões, renúncias e conflitos. Histórias de mulheres, passadas no século passado.

Em “Clube de Leitura de Jane Austen”, que se passa nos tempos atuais, vemos as mulheres modernas espelhadas naquelas dos livros, com vários elementos que as identificam. O clube do livro é criado para ser uma espécie de grupo de ajuda para Sylvia, que acaba de se separar e ainda sofre por isso. A cada encontro não só ela, como os outros integrantes do clube vão se identificando com os personagens dos livros.

Bernadette é a guia dentro do universo de Austen e a “voz da experiência”. Jocelyn, solteira convicta e Sylvia, que está se divorciando, são as amigas desde os tempos de colégios que nunca se separaram. A elas se juntam Prudie, uma professora que tem problemas com a mãe e sente-se deixada de lado pelo marido, e Allegra, filha de Sylvia que só está no grupo para confortar a mãe.

O contraponto nesse universo tão feminino é o jovem Grigg, que com analogias masculinas tenta analisar e entender os livros. Até Star Wars ele consegue relacionar com a escritora inglesa. Os outros homens do elenco, o marido Dean e o ex-marido Daniel, também ficam meio perdidos nesse mar de angústias e dúvidas vividas pelas mulheres, mas ao final conquistam seu espaço.

Ainda que não estrague o filme, o final perde seu brilho por ser fácil demais e quase ingênuo. Algumas situações complexas se resolvem num passe de mágica e outras, de uma simplicadade absurda, ficaram dando voltas para se resolverem nos útlimos minutos.

O Clube da Leitura tem o mérito de gerar no espectador o interesse sobre os livros. Quem já leu vai gostar ainda mais do filme e aqueles que ainda não leram vão querer conhecer melhor a obra da escritora.

Uma curiosidade é que todos os livros de Jane Austen já ganharam versões para o cinema: Emma, Persuasão, Palácio das Ilusões e Razão e Sensibilidade. Só Orgulho e Preconceito, tem mais de 6 versões diferentes entre filmes e séries.

Um Grande Momento
A primeira reunião no café.

O Clube de Leitura de Jane Austen

Site Oficial No IMDb [submarino href=”http://www.submarino.com.br/produto/6/21422043/?franq=275308″]