De 11 a 23 de setembro o Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta a mostra O Cinema de Pedro Costa, uma retrospectiva integral com os 10 filmes deste que é considerado o maior diretor do novo cinema português.

Com uma obra pequena e um tanto clandestina – apenas 7 longas e 3 curtas em mais de 20 anos de produção, – o cinema de Pedro Costa ganhou recentemente retrospectivas na Tate Gallery, em Londres, e na Cinemateca Francesa. O artista também integra a lista de artistas da 29ª Bienal de São Paulo, onde apresentará uma instalação.

A mostra no CCBB, além de obras do próprio Pedro Costa traz quatro filmes, escolhidos pelo próprio cineasta, que influenciaram sua obra, entre eles Gente da Sicília, de Straub e Huillet, e Beauty #2, de Andy Warhol.

A mostra, que tem apoio do Instituto Camões e curadoria de Daniel Ribeiro Duarte, já esteve presente em São Paulo e acontece também em Brasília, de 14 a 26 de setembro. Na sexta-feira, dia 17, o diretor estará no Rio para conversar com o público sobre sua obra, às 20 h.

SERVIÇO

O Cinema de Pedro Costa
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66
Ingressos: Cinepasse – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), válido por 30 dias.
Também é necessário retirar senhas. As senhas devem ser retiradas 30 minutos antes de cada sessão.