Na busca pelo equilíbrio entre títulos comerciais e autorais, o cinema brasileiro parece estar começando a encontrar o seu caminho. É o que demonstram as 80 estreias de gêneros variados e tratando diversos assuntos em 2012. A diferença entre a opção criativa do filme ainda é muito perceptível, mas já existem opções que conseguem mesclar as duas tendências.

Ainda que as coisas estejam mudando, o mercado ainda se comporta da mesma maneira. Seguindo a tradição dos últimos anos, ainda que não tenha sido o gênero com maior número de lançamentos, as comédias seguem levando mais público às sessões, principalmente aquelas com mais ligação com a produção televisiva, com títulos como E aí, Comeu?, Os Penetras e Até Que a Sorte Nos Separe.

Como um todo, o cinema nacional (e mais acentuadamente o cinema autoral, muito menos hermético do que antes) sofre com aquele velho e já injustificado preconceito do público, que deixa de ver o filme simplesmente por sua nacionalidade. O que explica as passagens meteóricas dos filmes pelas salas de exibição e os baixos números da bilheteria.

Os destaques nos números de lançamentos do ano foram os documentários, com uma discreta predominâncias de títulos sobre temas musicais. O drama aparece logo em seguida, como o segundo gênero com maior número de estreias no ano. Infelizmente, ainda há um número muito baixo de filmes de terror, suspense, ação e até mesmo infantil. Talvez fosse a hora de começar a investir um pouco mais nisso.

Longe do ideal, mas demonstrando que pode ter tomado o caminho certo, 2012 foi um ano de boas surpresas no cinema brasileiro. Histórias tocantes, técnicas apuradas e boas lembranças do que foi visto na tela ficaram.

Para escolher o que o ano apresentou de melhor, nossos redatores Cecilia Barroso e Andy Malafaya fizeram suas listas de preferências. Confira:

Andy Malafaya

top10br-Historias-que-So-Existem-Quando-Lembradas

1. Histórias que Só Existem quando Lembradas

top10br-Tropicalia

2. Tropicália

top10br-Uma-Longa-Viagem

3. Uma Longa Viagem

top10br-Sudoeste

4. Sudoeste

top10br-Raul

5. Raul: O início, o fim e o meio

top10br-Luz-nas-Trevas1

6. Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha

top10br-Gonzaga

7. Gonzaga, de Pai para Filho

top10br-Cara-ou-Coroa

8. Cara ou Coroa

top10br-Vou-Rifar-meu-Coracao

9. Vou Rifar meu Coração

top10br-Marighella

10. Marighella

Cecilia Barroso

top10br-Febre-do-Rato1. Febre do Rato

top10br-A-Musica-Segundo-Tom-Jobim2. A Música Segundo Tom Jobim

top10br-Sudoeste13. Sudoeste

top10br-Girimunho4. Girimunho

top10br-Luz-nas-Trevas5. Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha

top10br-Marighella16. Marighella

top10br-Era-uma-Vez-Eu-Veronica7. Era uma Vez Eu, Verônica

top10br-Cara-ou-Coroa18. Cara ou Coroa

top10br-Raul19. Raul: O Início, o Fim e o Meio

top10br-2-Coelhos10. 2 Coelhos