(O Cheiro do Ralo, BRA, 2006)

Comédia

Direção: Heitor Dhalia

Elenco: Selton Mello, Paula Braun, Susana Alves, Fabiana Guglielmetti, Sílvia Lourenço, Lourenço Mutarelli, Martha Meola

Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia (roteiro), Lourenço Mutarelli (livro)

Duração: 112 min.

Quem disse que não tem bons filmes alternativos aqui no Brasil? O Cheiro do Ralo traz uma linguagem totalmente diferente de tudo aquilo que estamos acostumados a ver e é excelente! Uma mistura de Zach Braff, Spike Jonze e Wes Anderson só que infinitamente melhor.

A adaptação do livro de mesmo nome do quadrinista Lourenço Mutarelli, que atua no filme como um segurança muito engraçado, conta a história de um homem que acabou se tornando insensível pelo trabalho que exerce. Ele é daqueles que pensa que pode comprar tudo o que quer e se vê atormentado pela paixão por uma bunda e pelo cheiro do ralo do banheiro de sua sala.

O humor negro é o principal destaque do filme. Fazendo milhares de associações bizarras, mas hilárias. Selton Mello está ótimo em um papel que não é nada parecido com outras coisas que ele fez na vida.

A fotografia, de José Roberto Eliezer, e a direção de arte, de Guta Carvalho, fazem com que tudo fique muito mais interessante e diferente. Destaque também para o figurino, de Tica Bertani e Patricia Zuffa. Sensacional e extremamente marrom.

Apollo Nove, conhecido por estar sempre misturando de tudo um pouco, assina a trilha.

Imperdível! Agora, esse cheiro que você está sentindo, não é meu não, viu? É do ralo!

Um Grande Momento

O olho na lanchonete.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Festival do Rio: Prêmio Especial do Júri, Ator

Festival de São Pauo: Prêmio da Crítica Nacional, Júri Internacional

Sundance: Prêmio do Grande Júri

Links

Site Oficial