O Museum of Modern Art (MoMA) e o Festival do Rio apresentam, entre os dias 12 e 24 de julho, a décima edição da Premiere Brazil! em Nova York.

Comemorando o aniversário de dez anos, o MoMA preparou uma seleção com novos filmes de diretores que marcaram presença com seus títulos em edições ateriores, como As Canções, de Eduardo Coutinho; Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, de Renato Ciasca e Beto Brant; O Palhaço, de Selton Mello; o ainda inédito no Brasil À Beira do Caminho, de Breno Silveira, e Transeunte, de Eryk Rocha, que já teve curtas exibidos pela mostra.

Novos nomes também marcam presença na Premiere Brazil! 2012. O documentário de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, Olhe para Mim de Novo, e a ficção A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra fazem parte da seleção.

Entre as novidades também estão os longas 5 x Favela: Agora por Nós Mesmos, que reúne cinco curtas de ficção sobre a vida nas favelas, e 5 x Pacificação, documentário sobre a ocupação das comunidades pela polícia, estão presentes na programação, que ainda inclui a mesa redonda “Cinema e Transformação Social: O Caso dos Favelas do Rio”.

A programação ainda conta com a exibição da cópia restaurada de São Bernardo, de Leon Hirszman, um verdadeiro clássico do cinema nacional.