(El apóstata, ESP/FRA/URY, 2015)

Comédia
Direção: Federico Veiroj
Elenco: Álvaro Ogalla, Juan Calot, Marta Larralde, Bárbara Lennie, Vicky Peña, Jaime Chávarri, Kaiet Rodríguez
Roteiro: Federico Veiroj, Gonzalo Delgado, Álvaro Ogalla, Nicolás Saad
Duração: 80 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Depois que faz 30 anos, Gonzalo Tamoyo decide que é hora de amadurecer, de começar uma nova vida e trilhar seu próprio caminho. Para isso resolve que um passo radical precisa ser dado: apostatar-se, ou seja, cancelar seu batismo, sua primeira comunhão e desfazer qualquer vínculo que tenha com a Igreja Católica.

O Apóstata, de Federico Veiroj (A Vida Útil – Um Conto de Cinema), é uma comédia com potencial, que encontra na obsessão de seu personagem pelo rompimento com a igreja alguma força, mas que não consegue se manter por muito tempo.

Apesar de boas inserções e de momentos inspirados, falta alguma coisa mais concreta à trama que se desenrola. As tentativas de justificar o ato, com bobagens como acontecimentos da infância ou o relacionamento proibido com uma prima, não são suficientes e a história acaba ficando muito dependente do carisma de seu protagonista, vivido por Álvaro Ogalla.

Porém, não é tanto carisma assim e, em pouco tempo, a jornada de Tamoyo se torna uma experiência repetitiva e cansativa, que não consegue mais encontrar atrativos nas tramas paralelas ou consequentes que compõe a narrativa.

Acaba sendo um filme engraçadinho sobre uma coisa que poderia ter sido muito melhor desenvolvida, se o foco fosse mais específico e melhor determinado na questão da relação com os dogmas e preceitos da religião católica.

Com o interesse pela jornada do protagonista diminuído, chegando ao ponto de acontecimentos futuros de sua vida não despertarem muitos sentimentos, fica apenas a espera.

Com o cansaço, as boas cenas ficam por conta das participações de Vicky Peña (Segredos do Coração) como a mãe de Gonzalo e de Juan Calot (O Traidor) como o bispo conselheiro. A participação do jovem Kaiet Rodríguez (Kamikaze) também agrada.

Um Grande Momento:
Saída da igreja.

O-apostata_poster

Links

No IMDb