As mudanças do cinema até a atual tecnologia digital, a elaboração de projetos culturais, trilha sonora, as mulheres que fizeram história no cinema e os cinemas de rua são os temas dos cursos da Cinédia para este bimestre.

Confira a lista completa de cursos com a descrição dos mesmos:

Como os Filmes São Feitos? Do Cinema Mudo à Tecnologia Digital, ministrado por Rafael de Luna Freire
Nos dias 09,16, 23 e 30 maio de 2012, às 18h30h às 21h30

De que formas a tecnologia audiovisual se modificou dos filmes do passado para o cinema digital do presente? O curso irá tratar da história do cinema tratada do ponto de vista da tecnologia, permitindo aos alunos compreender melhor como a criatividade foi usada ao longo dos anos para aproveitar e superar os recursos à disposição dos cineastas.

Rafael de Luna Freire – é Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com passagem pela University of California – Los Angeles (UCLA). Trabalhou na Cinemateca do MAM e participou de estágios e eventos na Filmoteca Española (Madri) e na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Los Angeles). É autor de diversos livros e artigos sobre História do Cinema e Tecnologia das Imagens, tendo realizado curadoria de mostras de filmes na Caixa Cultural e CCBB. Como professor, ministrou aulas, cursos e oficinas no Instituto Moreira Salles, Centro Cultural do Banco do Nordeste, Museu Histórico Nacional, Mostra de Cinema de Ouro Preto e Cinemateca do MAM, além de ter lecionado na graduação em cinema da UFF.

Elaboração de Projetos Culturais, ministrado por Regina Levy
Nos dias 05,12,19 e 26 de junho, às 18:30h às 21:30h

O curso prepara o aluno para identificar e compreender, a partir de uma idéia, os conceitos básicos para Montagem de Projetos Culturais para as Leis de Incentivos Fiscais, (Rouanet, ICMS), formatação do Orçamento Analítico, Plano de Produção, Organograma e Cronogramas.

Regina Levy – Pós-graduada em Marketing, pela ESPM; graduada em Comunicação Social – Publicidade, pela UFF, e em Relações Públicas pela FACHA, desde 2006 dá aulas em diversas instituições. Há 25 anos no mercado, trabalhou em agências de publicidade e coordenou eventos culturais e ambientais, respondendo por áreas de Marketing, Propaganda e Promoções e Vendas, em diversas empresas e numa ONG. Desde 1997 atua como consultora independente em produção cultural, e a partir de 2003, e anualmente, é produtora executiva e diretora de produção, do dança em foco – Festival Internacional de Videodança; além de produzir diversos trabalhos em teatro, livros impressos e artes plásticas. Em 2012 realizou a curadoria da Mostra Funarte de Dança e Teatro/Mambembão 2012.

A Música no Espiríto do Filme, ministrado por David Tygel
Nos dias 14, 21, 28 de junho e 5 de julho, às 19h às 21:30h

Abordará a natureza e a interação entre a música e a imagem no áudio-visual em diferentes mídias, com ênfase no cinema. Haverá uma pequena introdução à história das trilhas musicais em várias cinematografias, assim como o estudo das relações entre compositores e diretores. O curso destina-se aos amantes da música, a linguagem é absolutamente universal e não é preciso ser músico para acompanhar.

David Tygel – músico, compositor e cantor. Integrante do grupo Boca Livre vocal desde a sua fundação. Tygel também compõe trilhas sonoras, já musicou mais de trinta longa metragens, com as quais ganhou por cinco vezes o prêmio de Trilha Original do Festival de Gramado, além de vários outros, inclusive internacionais, como o de Gijón, na Espanha. Há mais de quinze anos oferece workshops e conferências por todo o País, e também na América Latina, onde já esteve no Chile e na Bolívia e na América Central, no México. É professor de Trilha Sonora no Cinema na PUC-Rio, no Conservatório Brasileiro de Música, na EICTV em Cuba, no Instituto M_EIA em Cabo Verde.

Mulheres Que Fizeram História, ministrado por Maria Inês Gurjão
Nos dias 27 de junho e 04, 11, 18 e 25 de julho às 19h às 21h

O ciclo, dividido em 5 encontros semanais de 2 horas de duração. A partir de 4 filmes biográficos (CLEÓPATRA, JOANA D’ARC, ELIZABETH e NORMA RAE) será proposta uma reflexão sobre o papel de mulheres que se sobressaíram no espaço público na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Era Industrial, quando a participação política era monopólio masculino

Maria Inês Gurjão é Professora de História, Bacharel em Jornalismo e Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Professora de História do Colégio Pedro II, onde ministrou aulas e exerceu atividades de Coordenação de História até 1996, quando se aposentou. Professora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, atualmente ministra aulas de Teoria da Comunicação. Desenvolve o projeto “A História exibida no Cinema”, ciclos de reflexões com objetivo de analisar características de períodos históricos e da indústria cinematográfica, tendo como pontos de partida filmes de reconhecida qualidade sobre temas e/ou personagens históricos.

O Cinema entre Nós: a Rua, a Sala de Cinema e a Ocupação dos Espaços Urbanos, ministrado por Talitha Ferraz
Nos dias 18 e 25 de junho de 2012, às 19h às 21h

Os cinemas de rua do passado eram uma das grandes referências urbanas da população. Significavam o lazer, ponto de encontro e um dos lugares que constituíam a sociabilidade carioca. Imponentes ou poeiras, os cinemas diziam para onde íamos e de onde vínhamos. O que significam as salas de rua que sobraram? Em dois encontros, comentaremos a importância das salas de cinema de rua para a cidade.

Talitha Ferraz – jornalista, doutoranda da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. É professora dos cursos de graduação em Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá (Madureira) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo- Niterói). Como discente, faz parte do grupo de pesquisa Estudos da Cidade e da Comunicação e da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC), vinculados à ECO-UFRJ. É autora dos livros “A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidades e memória na Tijuca”, “Sobressência” e “Gritos nas entrelinhas”.

Mais informações sobre os cursos e valores pelo telefone (21) 2221-2633 ou o email [email protected]

SERVIÇO
Cinédia Cena Criativa
Rua Santa Cristina, nº 05 – Glória – CEP 20241250 – Rio de Janeiro – RJ