(Our Kind of Traitor, GBR/FRA, 2016)
Suspense
Direção: Susanna White
Elenco: Ewan McGregor, Stellan Skarsgård, Naomie Harris, Damian Lewis, Jeremy Northam, Mark Gatiss, Radivoje Bukvic
Roteiro: John le Carré (romance), Hossein Amini
Duração: 108 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Baseado na obra de John Le Carré, Nosso Fiel Traidor conta a história de um casal que, durante um feriado em Marrocos, conhece “acidentalmente” um integrante da máfia russa e se envolve numa trama de conspirações e corrupção que envolve máfia, políticos e o serviço secreto inglês.

Perry (Ewan McGregor) é um professor de poesia que está acompanhando sua esposa, Gail Perkis (Naomie Harries), uma conceituada advogada, numa viagem de negócios. A vida e seu casamento parecem estar estagnados, passando por uma leve crise. Enquanto Gail vai à reuniões, Perry se distrai num bar e ali conhece o carismático e extravagante Dima (Stellan Skarsgård). Depois de partilhar a mesma mesa e bebida, o convite do amigo russo se estende a uma jornada na noite marroquina.

No dia seguinte, os dois vão jogar tênis na mansão de Dima. Tal amizade e interesse por parte do recém conhecido deixam Perry intrigado e curioso. O casal chega a ser convidado para participar da festa de 18 anos da filha do russo e, mesmo desconfiado, aceita o convite. Durante a festa, Dima chama o professor para uma conversa reservada e faz um pedido de socorro ao novo amigo.

Com uma abrupta ruptura em todas aquelas ocasiões festivas, a verdade vem à tona. Dima é o principal responsável pela lavagem do dinheiro da máfia russa, no entanto, sente que está correndo risco de vida e precisa sair do país. Assim, vê em Perry um interlocutor perfeito para levar uma importante informação ao serviço de espionagem britânico e, talvez com isso, conseguir asilo político naquele país. A partir daqui a vida do professor tomará rumos jamais pensados.

A trama de Nosso Fiel Traidor, gira em torno desses bastidores: políticos ingleses, serviço de espionagem e uma quantia gigantesca de dinheiro que entrará no país por meio de investimentos no setor bancário. O problema do investimento é a origem do dinheiro, a máfia russa.

Quando Perry decide ajudar Dima, inocentemente achando que não teria maiores envolvimentos, percebe que está a frente a uma grandiosa missão para desbancar vários nomes do governo britânico, trazer Dima e sua família em segurança para Inglaterra e, principalmente, ele e Gail saírem ilesos de tudo isso.

Dono de uma vasta obra literária, os livros do escritor John Le Carré são frequentemente adaptados para o cinema, como O Homem Mais Procurado, O Espião que Sabia Demais, O Jardineiro Fiel e A Casa da Rússia, somente para citar alguns, já passaram pela telona. Suas histórias são sempre thrillers sobre o mundo de espionagem e corrupção com uma lente mais próxima da realidade, que, invariavelmente, traz à tona alguma denúncia ou assunto a ser discutido.

O roteiro é de do iraniano Hossein Amini, responsável também por As Duas Faces de Janeiro, Branca de Neve e o Caçador e Drive. A direção é de Susanna White, que tem uma carreira já estabelecida na televisão.

O clima tenso de Nosso Fiel Traidor se instala desde as primeiras cenas, mas, ao longo dos 107 minutos, vai se perdendo e, mesmo com atuações regulares de Ewan McGregor (O Impossível), Naomie Harris (007 – Operação Skyfall) e Stellan Skarsgård (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres), em nenhum momento brilha intensamente. A impressão que se tem é a de que a trama é grande demais para os personagens principais. Em nenhum momento esses personagens oferecem resposta satisfatória do porquê de seu envolvimento. Em certo ponto, já decorrida mais da metade do filme, Dima pergunta ao professor o porque ele aceitou fazer parte daquela empreitada: – Não sei… É a resposta do personagem de Ewan McGregor entre risos.

Em entrevista, o ator escocês defende seu personagem e diz que ele não é um herói, mas um homem comum tentando fazer aquilo que é certo. Porém, o que fica é que, mesmo sem Perry e Gail, a história de Nosso Fiel Traidor se desenrolaria da mesma forma, talvez até mais plausível.

Um Grande Momento:
Dima se despede de Perry.

nosso-fiel-traidor_poster

Links

No IMDb