O Noitão Belas Artes de maio teve a sua data antecipada para a primeira semana do mês, e será no dia 7 (sexta-feira), com início às 23h40.

Com o tema “adaptações”, a maratona noturna desta vez apresentará quatro filmes, sendo dois deles inéditos, uma reprise anunciada e outra como filme-surpresa. Os inéditos são Os Homens que Não Amavam as Mulheres, adaptação do best-seller homônimo do sueco Stieg Larsson, e O Preço da Traição, que é uma refilmagem do francês Nathalie X, a reprise da programação.

A trama de Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de Niels Arden Oplev, teve como origem o primeiro dos três livros que compõem a série Millenium, e relata as investigações em torno do misterioso desaparecimento de uma jovem, há 36 anos. Inconformado com a falta de respostas da polícia, em mais de uma década de buscas, o tio da garota insiste em querer descobrir a verdade e para isso contrata um jornalista investigativo, cuja reputação não anda muito boa. Mas ele não estará sozinho nessa jornada. Sua parceira, uma agente durona e tempestuosa, será peça fundamental para destrinchar esse empoeirado caso. O grande sucesso da obra literária vem despertando muita expectativa sobre o filme. Pena que o escritor falecido em 2004, aos 50 anos, não possa compartilhar disso.

Quanto ao intimista O Preço da Traição, dirigido por Atom Egoyan, a história é basicamente a mesma de Nathalie X, filme de 2003, com roteiro e direção da francesa Anne Fontaine, diretora do recente Coco Antes de Chanel. Os personagens centrais são um casal rico, mas com a relação abalada, e uma bela prostituta contratada pela madame para agir como espiã. É que ela acredita estar sendo traída, então começa a pagar para que a jovem seduza seu marido e depois lhe conte sobre o que ele gosta de fazer nas alcovas da vida. Desta maneira ela espera aprender a segurá-lo melhor dentro de casa. Na nova versão esse trio é encarnado por Julianne Moore, Liam Neeson e Amanda Seyfried, repetindo o que antes foi caracterizado por Gérard Depardieu, Fanny Ardant e Emanuelle Béart, respectivamente.

O filme-surpresa também foi adaptado de uma outra fonte e tem algo mais que coincide com um dos três comentados acima.

Nos intervalos entre uma sessão e outra todos os espectadores participam de sorteios de brindes (convites exclusivos do Belas Artes, camisetas, bolsas, filmes em DVD, etc).

Após o final da última sessão, por volta das seis da manhã do sábado, o cinema oferece um gostoso café da manhã para todos os “sobreviventes” da jornada.

Os ingressos para o noitão começam a ser vendidos na quinta-feira, dia 6, às 14h e custam R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia). O Cine Belas Artes fica na R. da Consolação, 2423.