Nesta sexta-feira, 11 de Junho, a partir das 23h50, acontece no Belas Artes a o noitão especial “Seis Anos de Namoro”.

Com seis filmes em homenagem ao Dia dos Namorados, a programação homenageia também a existência do programa cinéfilo mais badalado da capital paulista, que nasceu em 12 de junho de 2004.

Na primeira edição, batizada de “Odeio o Dia dos Namorados”, três filmes bem pesados contavam histórias de romances bem conturbados e até violentos. Eram eles “Monster”, com uma Charlize Theron, horrorosa e possessiva, vivendo uma romance com Christina Ricci; “Corações Livres”, uma história de amor muito cruel da dinamarquesa Susanne Bier, e o agridoce “Estação Doçura”, de Percy Adlon, como filme-surpresa.

Nesta edição, comemorativa, serão apresentados os inéditos “Brilho de Uma Paixão”, de Jane Campion, e “A Jovem Rainha Vitória”, de Jean-Marc Vallée. Além deles, a reprise de “Corações Livres”, de Susanne Bier, “Truques da Paquera”, de Jim Fall, e “Amigas de Colégio”, de Lukas Moodysson, voltados para a diversidade sexual, além de mais um filme-surpresa.

Segundo a organização do evento, o filme-surpresa é um misto de coisas boas e ruins que uma relação pode ter: sexo, romance, fantasia, desconfiança e traição e vale destacar a beleza do trio principal.

Por mais que os seis filmes sejam tentadores, ao comprar o ingresso o espectador deve saber que só é possível assistir a três deles, e então fazer as suas opções.

Para completar a diversão, nos intervalos entre os filmes todos os espectadores participam de sorteios de brindes: convites exclusivos do Belas Artes, camisetas e filmes em DVD, entre outros mimos. Após o final da última sessão, por volta das seis da manhã do sábado, o cinema oferece um café da manhã para todos os “sobreviventes” da maratona.

Os ingressos custam R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do cinema a partir das 14h de quinta-feira, dia 10, ou pelo site ingresso.com.

BRILHO DE UMA PAIXÃO (Bright Star)

Reino Unido/Austrália/França, 2009, cor, 119 min., 14 anos.
Direção: Jane Campion
Elenco: Abbie Cornish, Ben Whishaw e Thomas Sangster.
Sinopse: Em Londres, no ano de 1818, o poeta John Keats, aos 23 anos, inicia um romance secreto com sua bela vizinha Fanny Brawne, uma estudante de moda. Mas, o relacionamento dura apenas três anos, sendo subitamente interrompido por uma tragédia. Uma história de amor real, narrada sob o ponto de vista da jovem Fanny. Filme dirigido por Jane Campion, a mesma de O Piano.

A JOVEM RAINHA VITÓRIA (The Young Victoria)

Inglaterra/EUA, 2009, cor, 105 min., 10 anos.
Direção: Jean-Marc Vallée
Elenco: Emily Blunt, Rupert Friend e Paul Bettany.
Sinopse: Os primeiros e turbulentos anos do domínio da Rainha Victoria – o mais longo do Reino Unido e que entrou para a história como a Era Vitoriana – e seu eterno romance com o Príncipe Albert. A história, iniciada em 1837, acompanha Victoria desde os seus 17 anos, quando o seu tio, o Rei Guilherme IV, está para morrer e ela é a herdeira do trono. Este filme, produzido por Martin Scorsese e dirigido pelo mesmo realizador de C. R. A. Z.Y, ganhou o Oscar de melhor figurino.

CORAÇÕES LIVRES (Elsker Dig for Evigt)

Dinamarca, 2002, cor, 113 min., 14 anos.
Direção: Suzanne Bier
Elenco: Nikolai Lie Kaas, Sonja Richter e Mads Mikkelsen.
Sinopse: Um casal às vésperas do casamento é surpreendido por um atropelamento que deixa o noivo imobilizado no hospital e condenado a ficar paralítico. As juras de amor de antes são substituídas pela agressividade do rapaz que agora incentiva a sua noiva a deixá-lo e seguir sua própria vida. Arrasada e carente ela acaba se apaixonando pelo médico que os atende, casado com a mulher que causou o acidente.

AMIGAS DE COLÉGIO (Fucking Amäl)

Suécia, 1999, cor, 89 min., 14 anos.
Direção: Lukas Moodysson
Elenco: Alexandra Dahlström, Rebecka Liljeberg e Mathias Rust.
Sinopse: A história de duas adolescentes muito diferentes entre si e que se descobrem apaixonadas uma pela outra, mas não sabem como assumir a relação em meio às demais garotas do colégio onde estudam, na pacata cidade de Amal, interior da Suécia.

TRUQUES DA PAQUERA (Trick)

EUA, 1999, cor, 90 min, 14 anos.
Direção: Jim Fall
Elenco: Christian Campbell, Jean Paul Pitoc e Tori Spelling.
Sinopse: A vida de Gabriel está pra lá de sem graça. O rapaz não tem nem mais inspiração para seguir em sua carreira, a de compositor de trilhas para o teatro. Para piorar, divide um minúsculo apartamento com um amigo heterossexual que sempre que leva alguém para transar o deixa do lado de fora. Ele tem como única amiga uma jovem atriz canastrona que o apóia em tudo o que faz. Mas numa noite, quando Gabriel decide afogar as mágoas numa boate, acaba conhecendo um atraente go-go boy. Estimulados pelos drinks e pela música alta, os dois embarcam numa gostosa jornada repleta de descobertas e surpresas.