(The Debt, EUA/GBR/HUN, 2011)

Drama
Direção: John Madden
Elenco: Helen Mirren, Tom Wilkinson, Ciarán Hinds, Romi Aboulafia, Jessica Chastain, Marton Csokas, Sam Worthington, Jesper Christensen
Roteiro: Assaf Bernstein, Ido Rosenblum (filme HaHov), Peter Straughan, Jane Goldman, Matthew Vaughn
Duração: 96 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Em 1965, uma equipe de três integrantes do serviço secreto israelense, Mossad, é enviada a Berlim com a missão de capturar um médico nazista, responsável por inúmeras atrocidades durante a Segunda Guerra Mundial. No Limite da Mentira, adaptado do filme israelita HaHov, conta a história desses três espiões alternando os momentos da ação, na década de 60, com momentos mais recente, na década de 90, quando um livro sobre o assunto está prestes a ser lançado.

Sem poder falar muito da trama, para não estragar as surpresas do filme, o longa é uma adaptação muito mais respeitosa do que as que costumamos ver no cinema americano, um suspense de espionagem competente que envolve o espectador. Com focos de atenção separados, mas que se completam bem, acompanhamos o desenvolver da relação entre aquelas três pessoas, a profundidade do preconceito do algoz capturado e o peso da mentira.

John Madden (Shakespeare Apaixonado) acerta ao não apelar para o melodrama gratuito e nem para as cenas de violência comuns no gêreno. Apesar de algumas passagens mais longas do que precisavam ser e do final menos interessante, o filme consegue se equilibrar bem na alternância entre as duas narrativas temporais. Além disso não há o que se falar da parte técnica. O desenho de produção de Jim Clay (Filhos da Esperança), com direção de arte de Peter Francis (Batman Begins), cenografia de John Bush (Munique) e figurino de Natalie Ward (Um Lugar Chamado Notting Hill) não poderia dar errado com uma equipe dessas. O mesmo pode ser dito da trilha sonora, assinada pelo competente Thomas Newman (Um Sonho de Liberdade).

Outro ponto alto é, sem dúvida, o elenco. Uniforme e dedicado, consegue trazer veracidade ao que estamos vendo na tela. Helen Mirren (A Rainha) e Jessica Chastain (A Árvore da Vida), que vivem Rachel, a única mulher do grupo, destacam-se dos colegas, mas não conseguem superar a atuação de Jesper Christensen (A Intérprete) como o médico sequestrado.

No Limite da Mentira teve a sua estreia nos cinemas adiada várias vezes e, sem passar pelas telonas, está sendo lançado agora em dvd. Uma boa pedida para quem gosta de filmes de espionagem, principalmente se ele consegue mesclar bem o drama e o suspense.

Um Grande Momento:
“Eu vou embora.”

No-limite-da-mentira_poster

Links

No IMDb Site Oficial