No Mês da Cultura Independente, a Prefeitura de São Paulo, o Cine Olido, o Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Juventude trazem à cidade, de 06 a 18 de setembro, a mostra Cinema Mumblecore – A Estética do Faça Você Mesmo, um panorama do novo cinema independente americano.

Movimento de cinema independente, o Mumblecore surgiu em 2002, em uma conversa de amigos, no intervalo das exibições de um festival de cinema. Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass foram os primeiros cineastas a ganharem visibilidade, tanto dentro dos EUA, quanto internacionalmente, com seus filmes carimbados com o selo Mumblecore.

O movimento é caracterizado por um orçamento ultrabaixo, roteiros e cenas improvisadas, atores não-profissionais, e temas que, geralmente, giram em torno de relacionamentos amorosos entre jovens que estão nos seus 20 anos, entrando para a vida adulta.

Baseados em movimentos anteriores, como o D.I.Y. (Do It Yourself), Dogma 95, cinema digital e o movimento independente americano (com John Cassavetes e, posteriormente, Richard Linklater como grandes influencias), o movimento chamou a atenção para uma discussão muito maior: o barateamento da produção cinematográfica com a chegada da tecnologia digital e como isto está se refletindo, tanto no mercado cinematográfico como também no modo de se fazer cinema.

A mostra traz 20 filmes inéditos no país e uma exibição ao ar livre, com mais uma edição do Cinetério no Centro Cultural da Juventude.

PROGRAMAÇÃO:

Funny Ha Ha
EUA, 2005, cor, 89 min, DVD
Dir.: Andrew Bujalski. Com: Kate Dollenmayer, Mark Herlehy, Christian Rudder

Considerado o primeiro Mumblecore, inaugurando o movimento, o filme acompanha a protagonista Marnie enquanto tenta arranjar um emprego temporário, chamar a atenção de seu colega de colégio Alex e diminuir o seu consumo diário de cerveja.

Filmado em 16mm com um orçamento minúsculo, o filme apresenta o realismo estampado de um grupo de jovens em seus 20 anos enquanto tentam driblar as responsabilidades de uma vida pós-colégio.

CCSP. Dia 6, 18h
Cine Olido. Dia 8, 15h
CCJ. Dia 15, 20h

The Puffy Chair
EUA, 2005, cor, 85min, digibeta
Dir.: Jay Duplass, Mark Duplass. Com Mark Duplass, Katie Aselton, Rhett Wilkins

Comédia escrita pelos irmãos Duplass, mostra o relacionamento entre homens, mulheres, irmãos, pais e amigos. O idéia central é sobre um irmão, que descobre no ebay uma réplica de uma cadeira de descanso que era usada pelo seu pai há muito tempo. O filme acompanha, em um road movie, a busca e a entrega dessa cadeira como presente de aniversário para o pai.

CCSP. Dia 8, 16h. Dia 11, 20h.
Cine Olido. Dia 15, 15h

Dance Party USA
EUA, 2006, cor, 67 min, DVD
Dir.: Aaron Katz. Com Cole Pensinger, Anna Kavan, Ryan White, Natalie Buller

O apático Gus, um garoto em seus 17 anos, não faz nada além de andar por ai com o seu amigo Bill. Ele gosta de contar meias-verdades sobre as garotas com as quais ele já transou e todas as drogas que já experimentou. Jessica tem 17 também e parece não ter nada em comum com ninguém mais, nem mesmo sua melhor amiga Christie. Todo ano, esse cara, Brian, dá uma festa no 04 de julho. A festa nunca foi incrível, mas tem cerveja de graça. Gus e Jessica se conhecem na festa. Gus diz a Jessica que ele não é o tipo de cara que ela pensa que ele é, e conta um segredo para ela que nunca contou a ninguém.

CCSP. Dia 7, 16h
Cine Olido. Dia 9, 17h. Dia 11, 15h

Cidade Silenciosa (Quiet City)
EUA, 2007, cor, 78 min, digital
Dir.: Aaron Katz. Com Erin Fisher, Cris Lankenau, Sarah Hellman

Os caminhos de Jamie e Charlie se cruzam em uma estação de metrô e entre eles, se estabelece uma relação improvável. Ela foi visitar a amiga Samantha em Nova York, mas não consegue encontrá-la e acaba se perdendo na cidade. Charlie se demitiu do trabalho e não tem planos para o futuro. Durante 24 horas, entre passeios pelos parques da cidade, festas e jantares, os dois partilham seus segredos e vontades.

CCSP. Dia 7, 18h. Dia 13, 18h
Cine Olido. Dia 6, 15h

Clima Frio (Cold Weather)
EUA, 2010, cor, 97min, digital
Dir.: Aaron Katz. Com Cris Lankenau, Trieste Kelly Dunn, Raúl Castillo

Doug acabou de voltar para sua cidade natal, Portland, para morar com a irmã. Quando sua ex-namorada aparece inesperadamente na cidade, sumindo logo em seguida, Doug, Gail e Carlos, o novo amigo dos dois, assumem papéis de detetives, ou, como eles mesmo afirmam, “Sherlock Holmes” da vida real. Para além do toque de mistério, o filme é uma bela e espontânea história de amizade e camaradagem familiar.

CCSP. Dia 7, 20h. Dia 14, 15h
Cine Olido. Dia 11, 17h

My Effortless Brilliance
EUA, 2008, cor, 79min, digibeta
Dir.: Lynn Shelton. Com Basil Harris, Jeanette Maus, Sean Nelson

Em seu terceiro filme, Shelton retrata uma deturpada relação entre amigos. Eric (Sean Nelson) é egoísta e arrogante, enquanto Dylan (Basil Harris) é mais desapegado.

Farto da amizade entre os dois, Dylan resolve se mudar para uma cabana e viver na floresta. Dois anos após sua partida, Eric o procura para tentar ressuscitar os laços de amizade.

CCSP. Dia 11, 16h
Cine Olido. Dia 14, 15h. Dia 15, 19h

Beeswax
EUA, 2009, cor, 100min, digibeta
Dir.: Andrew Bujalski. Com Tilly Hatcher, Maggie Hatcher, Alex Karpovsky

Conta a história de duas irmãs gêmeas idênticas. Uma delas se torna paraplégica quando jovem, mas sabe que sempre poderá contar com o amor de sua irmã.

CCSP. Dia 8, 18h. Dia 10, 20h
Cine Olido. Dia 14, 19h

A Garota Explosiva (The Exploding Girl)
EUA, 2009, cor, 79min, digibeta
Dir.: Bradley Rust Gray. Com Zoe Kazan, Mark Rendall, Maryann Urbano

Durante suas férias de verão, Ivy (Zoe Kazan) reflete sobre sua relação com o namorado inexperiente ao mesmo tempo em que leva uma vida calma e sem muitas surpresas. As coisas ficam um pouco mais movimentadas quando ela reencontra seu velho amigo Al (Mark Rendall) e começa a dividir apartamento com ele. O título deste filme é uma homenagem a uma música da banda inglesa The Cure.

CCSP. Dia 8, 20h. Dia 10, 16h
Cine Olido. Dia 13, 17h

Antiga Alegria (Old Joy)
EUA, 2006, cor, 76min, digibeta
Dir.: Kelly Reichardt. Com Daniel London, Will Oldham, Tanya Smith

Conta a história de dois amigos, Kurt (Will Oldham) e Mark (Daniel London), que, numa viagem de fim de semana, resolvem ir às montanhas de Cascade, em Portland, Oregon. Para Mark, a viagem oferece um alívio à tensão da eminência da paternidade; para Kurt, faz parte de uma longa série de descontraídas aventuras. À medida que as horas avançam e a paisagem se transforma, a dupla de aventureiros atravessa variadas emoções em uma peregrinação de confusão mútua, revelação súbita e batalha espiritual.

CCSP. Dia 9, 16h. Dia 11, 18h
Cine Olido. Dia 14, 17h

Wendy e Lucy
EUA, 2008, cor, 80 min, digibeta
Dir.: Kelly Reichardt. Com Michelle Williams, Lucy, David Koppell

A vida certinha de Wendy (Michelle Williams) começa a dar errado depois que ela aceita um trabalho de verão que supostamente era para ser lucrativo. Seu carro quebra, sua cachorra Lucy desaparece e sua situação financeira começa a ficar periclitante.

CCSP. Dia 9, 18h
Cine Olido. Dia 13, 15h. Dia 15, 17h

Frownland
EUA, 2008, cor, 107min, Digibeta
Direção: Ronald Bronstein. Com Dore Mann, Paul Grimstad, Carmine Marino, Mary Bronstein

Keith vende produtos de porta em porta. Com seu jeito confuso, ele consegue se envolver nas piores encrencas.

CCSP. Dia 9, 20h. Dia 10, 18h
Cine Olido. Dia 13, 19h

Bummer Summer
EUA, 2011, 79min, p&b, digital
Dir.: Zach Weintraub. Com Mackinley Robinson, Maya Wood, Zach Weintraub

Pode um verão ser uma decepção? Um grupo de amigos passa o verão andando por ai, sem fazer nada, apenas aproveitando. Isaac rompe um relacionamento com Maya e se junta a Ben, seu irmão mais velho, e Lila, sua ex-namorada. Juntos eles caem na estrada.

O filme tem um visual estonteante e lembra os primeiros trabalhos de Jim Jarmusch.

CCSP. Dia 13, 16h. Dia 15, 20h
Cine Olido. Dia 9, 16h

O Prazer de Ser Roubado (The Pleasure of Being Robbed)
EUA, 2008, cor, 73min, digital
Dir.: Josh Safdie. Com Batman, Eléonore Hendricks, Jerry Damons, Jordan Zaldez, Josh Safdie, Wayne Chin

Eleonore é uma jovem e destemida ladra que passeia pelas ruas de Nova York, exercendo seu ofício com total maestria e desprendimento. Seu maior desafio é encontrar, com ajuda do amigo Josh, o carro que será acionado por uma chave que roubou.

CCSP. Dia 14, 20h. Dia 16, 20h
Cine Olido. Dia 6, 17h

Yeast
EUA, 2008, cor, 78min, digital
Dir.: Mary Bronstein. Com Mary Bronstein, Greta Gerwig, Ignacio Carballo, Amy Judd, Ben Safdie, Joshua Safdie

Uma mulher que sofre de desvio de personalidade faz o possível para sobreviver a duas amizades destrutivas.

CCSP. Dia 14, 18h
Cine Olido. Dia 7, 19h. Dia 8, 17h

Beijando na Boca (Kissing on the mouth)
EUA, 2005, cor, 78 min, digital
Dir.: Joe Swanberg. Com Kate Winterich, Joe Swanberg, Kevin Pittman

Ellen está dormindo com seu ex-namorado e ignora o fato de que, no fundo, ela procura algo mais do que apenas sexo. Seu amigo, Patrick, não ajuda com o seu comportamento ciumento e estranho.

CCSP. Dia 6, 16h. Dia 16, 18h
Cine Olido. Dia 7, 17h

O Primeiro Encontro de Luke e Brie (Luke and Brie are on a first date)
EUA, 2008, cor, 76min, digital
Dir.: Chad Hartigan. Com George Ducker, Meghan Webster, Lee Cedeño

Luke e Brie são dois garotos de vinte e poucos anos que acabaram de se conhecer. Juntos, eles vão viver todas as emoções do primeiro encontro.

CCSP. Dia 15, 16h
Cine Olido. Dia 9, 19h. Dia 10, 15h

Remédio para a Melancolia (Medicine for Melancholy)
EUA, 2008, cor, 88min, digital
Dir.: Barry Jenkins. Com Wyatt Cenac, Tracey Heggins, Elizabeth Acker

São Francisco é o cenário para esta história de amor entre dois jovens afroamericanos de vinte e poucos anos que convivem com o desafio de ser parte de uma minoria numa cidade hostil.

CCSP. Dia 16, 16h
Cine Olido. Dia 6, 19h. Dia 10, 19h

Admiração Mútua (Mutual Appreciation)
EUA, 2005, p&b, 109min, digibeta
Dir.: Andrew Bujalski. Com Justin Rice, Rachel Clift, Andrew Bujalski, Seung-Min Lee

Um grupo de jovens com 20 e poucos anos vive em Nova York, no ambiente acadêmico de Harvard. A busca por sonhos, festas noite adentro, os silêncios desconfortáveis e as conversas intermináveis. No coração de tudo isso, um grupo de amigos: o tímido e hesitante Alan, seu amigo Lawrence, um professor assistente e, entre eles, a irresistível Ellie.

CCSP. Dia 13, 20h
Cine Olido. Dia 8, 19h. Dia 10, 17h
CCJ. Dia 8, 20h

O Dia da Transa (Humpday)
EUA, 2009, cor, 94min, DVD
Dir.: Lynn Shelton. Com Mark Duplass, Joshua Leonard, Alycia Delmore, Lynn Shelton, Trina Willard

Ben tem um emprego fixo, leva uma vida tranquila ao lado da esposa e se prepara para construir uma família. Andrew, seu antigo colega de faculdade, tornou-se um artista de rua que viaja pelo mundo. Um dia, Andrew aparece no meio da noite e propõe a Ben uma volta aos velhos tempos de folia, arrastando-o para uma festa regada a álcool, drogas e sexo. Quando surge o assunto de um concurso pornô, os dois amigos se desafiam mutuamente a participar.

CCSP. Dia 6, 20h. Dia 15, 18h
Cine Olido. Dia 7, 15h
CCJ. Dia 17, 20h

Baghead
EUA, 2008, cor, 84min, Digital
Dir.: Jay Duplass, Mark Duplass. Com: Ross Partridge, Steve Zissis, Greta Gerwig, Elise Muller, Jett Garner, Anthony Cristo, Jennifer Lafleur.

Os irmãos Duplass exploram as minúcias da dinâmica dos relacionamentos neste estudo sobre um grupo de desesperados amigos atores, um saco e uma cabeça. Um experimento do Mumblecore no gênero do terror. O filme integra a programação do Cinetério.

CCJ. Dia 18, 18h30

SERVIÇO:
Mumblecore – A Estética do Faça Você Mesmo
Idade sugerida: 18 anos

Cine Olido
Av. São João, 473 – República
Sessões a R$1

Centro Cultural São Paulo
R/. Vergueiro, 1000 – Paraíso
Sessões gratuitas

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha
Sessões gratuitas