Acontece, de 26 de junho a 22 de julho, na cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a 7ª edição, a Mostra Mundo Árabe de Cinema. Neste ano, a mostra selecionou 32 títulos, entre documentários e ficções, que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes. Além das exibições, haverá ainda encontros e debates inéditos com diretores estrangeiros e nacionais, com a curadora e com as diretoras culturais da mostra.

A mostra “Mapeando a subjetividade: cinema experimental árabe dos anos 60 até os dias atuais”, é um dos destaques da programação. Esta mesmo mostra já foi apresentada em três partes (2010, 2011 e 2012) no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e conta com títulos raros como Stars in the Broad Day Light Chronicle of the Years of Embers.

A seleção também inclui produções mais recentes dos novos diretores Mohammad Soueid, Ali Essafi, Rania Stephan, Joana Hadjithomas e Khalil Hojaij, Rania Attie e Daniel Garcia, Ahmad Ghossen, Ghossein Salhab, Maher Abusamer e Malek Bensmail, entre outros.

Além da programação de “Mapeando a subjetividade”, A mostra apresenta uma seleção especial composta de “Um olhar contemporâneo”, que apresenta dois filmes documentários realizados durante os movimentos civis do ano de 2011, e “Um olhar brasileiro”, que apresenta dois filmes: Constantino, de Otavio Cury, filmado no Brasil e na Síria, e Sobre Futebol e Barreiras, dirigido por João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano e José Menezes.

A mostra acontece em São Paulo, no CineSESC (de 26 de junho a 4 de julho), na Galeria Olido (de 26 de junho a 1º de julho), na Cinemateca Brasileira (de 26 de junho a 5 de julho) e no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (de 17 de julho a 22 de julho). Em julho, também passa pelo Rio de Janeiro, no Instituto Moreira Salles – RJ (de 6 a 12 de Julho).

Programação completa e mais informações no site da mostra.