.

O Ladrão de Para-Raios, de Paul Grimault

Depois das mostras Amor à Francesa e a homenagem aos 50 anos da Semaine de la Critique de Cannes, o cinema francês vai ganhar uma mostra no Rio de Janeiro para homenagear a produção de desenho animado no país, Animação à Francesa. São 31 filmes selecionados, quatorze longas e dezessete curtas-metragens, na programação que vai de 4 a 27 de novembro, na Cinemateca do MAM.

Os filmes selecionados traçam um panorama da história dos filmes de animação na França, indo desde os curtas de Émile Cohl, desenhista francês considerado o inventor do desenho animado, com a exibição de três filmes raros restaurados pela Cinemateca Brasileira, e chegando até a última produção dos estúdios Folimagem, Um Gato em Paris, de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol.

O Planeta Fantástico, de René Laloux

A mostra também exibe filmes imprescindíveis: clássicos de Paul Grimault, como O Ladrão de Para-Raios e O Rei e os Pássaros, e de René Laloux, como Os Caramujos e O Planeta Fantástico, e títulos mais recentes como Persépolis, de
Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud e Valsa com Bashir, de Ari Folman.

Dia 5 de novembro, um programa inteiramente dedicado a Sylvain Chomet exibirá o curta A Dama a os Pombos, As Bicicletas de Belleville e O Mágico.

Com o objetivo de trazer o que há de mais atual e inovador em termos de criação francesa em animação, o serviço audiovisual solicitou ao Festival Anima Mundi que se unisse ao evento e apresentasse uma seleção de dez curtas-
metragens que marcaram a edição de 2011 do festival.

A mostra Animação à Francesa integra a 10ª Fête du Cinéma d’animation, organizada na França e no mundo inteiro pela Association Française du Cinéma d’Animation e pelo Institut français.

A lista completa de filmes e a programação estão disponíveis no site do evento.

As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet

SERVIÇO

Cinemateca do Museu de Arte Moderna
De 4 a 27 de novembro
Sempre às sextas, sábados e domingos
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Entrada :
R$ 5 inteira
R$ 2 meia entrada

CINEMAISON
Segunda- feira, 21 de novembro, às 18h e 20h
Teatro da Maison de France
Av. Presidente Antônio Carlos, 58
Centro, Rio de Janeiro – RJ
A entrada será por ordem de chegada, sujeita à lotação das salas.
A bilheteria estará aberta a partir de 18s para distribuição de senhas.
ENTRADA FRANCA