(Mission: Impossible – Rogue Nation, EUA/HKG/CHN, 2015)

Gênero
Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Ving Rhames, Sean Harris, Simon McBurney, Tom Hollander, Alec Baldwin
Roteiro: Bruce Geller (série de TV), Christopher McQuarrie, Drew Pearce
Duração: 131 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Ethan Hunt está de volta. Desta vez, ele precisa provar a existência do Sindicato, uma organização internacional de espionagem, e, claro, exterminá-lo. Mas os tempos são difíceis, a IMF foi absorvida pela CIA, a equipe de Hunt não trabalha mais junto e o novo chefe quer a cabeça do espião a todo custo.

Cuidadoso no roteiro e no desenvolvimento da ação, Missão: Impossível – Nação Secreta consegue atingir em cheio o seu principal objetivo: entreter. Na dose certa, o filme dirigido e roteirizado por Chistopher McQuarrie equilibra bem suspense, humor e ação.

McQuarrie já tinha demonstrado seu talento como roteirista no excelente Os Suspeitos e, mais recentemente, sua boa mão para direção de ação com Jack Reacher: O Último Tiro, também protagonizado por Tom Cruise (Oblivion). Aqui, o americano parece usar um pouco de tudo que conhece.

No quinto título da série, há um respeito maior pelo seriado televisivo e uma vontade de voltar à classe de Brian De Palma, que dirigiu o primeiro longa-metragem da franquia. Há uma preocupação além das cenas de ação, pela construção de uma história que fosse ao mesmo tempo instigante e fácil de ser acompanhada, como todo filme do gênero precisa para se manter.

Boas cenas de ação se misturam a homenagens cinéfilas deliciosas, como na cena da ópera – toda excelente, diga-se de passagem – e no próprio local escolhido para outras duas cenas de tirar o fôlego: Casablanca, Marrocos.

Todo o cuidado na construção da trama e das cenas, porém, não teria muito sucesso sem o elenco. Ainda que Tom Cruise seja só o Tom Cruise mais uma vez, como Ethan Hunt funciona perfeitamente. Ele está muito bem acompanhado por Simon Pegg (Star Trek) – destaque absoluto no filme, Jeremy Renner (O Legado Bourne), Rebecca Fergunson (Hércules), Sean Harris (Prometheus) e Alec Baldwin (Para Sempre Alice), aqui um pouco mais canastrão do que o habitual.

Um filme cuidadoso, muito bem realizado e que entrega exatamente aquilo que promete. Nem mesmo os mais implicantes ficarão imunes.

Um Grande Momento:
Capotamento.

mi-nacao-secreta_poster

Links

No IMDb