Visto em DVD(Marie Antoinette, JAP/FRA/EUA, 2006)

Drama

Direção: Sofia Coppola

Elenco: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Judy Davis, Rip Torn, Rose Byrne, Asia Argento, Molly Shannon, Shirley Henderson, Jamie Dornan

Roteiro: Sofia Coppola

Duração: 123 min.

Minha nota: 6/10

Aclamado por uns e mal-falado por outros, Maria Antonieta é um filme de época diferente, com boa proposta, mas que não consegue chegar tão longe como poderia.

Ao retratar a rainha da França de maneira tão passional, chamando a atenção para pontos desconhecidos de sua personalidade, Sofia Coppola constrói quase um conto de fadas sobre a nobreza, oscilando entre o humor, o drama e o romance.

O começo do filme peca por sua lentidão. As viagens mostradas de maneira tão detalhada cansam quem o assiste e quase merecem ser adiantadas, mas as coisas melhoram muito depois que a não-consumação do casamento começa a ganhar mais destaque.

Então o ritmo muda completamente e tudo começa a chamar mais atenção. O trabalho de recriação da época está impecável. A direção de arte de K. K. Barrett e Verónique Melery; os figurinos, de Milena Canonero, e a maquiagem, de Jean-Luc Russier e Desiree Corridoni, são sensacionais e tudo fica ainda melhor com belos castelos franceses de pano de fundo.

As atuações são competentes e o casal central, Kirsten Dunst e Jason Schwartzman, está muito bem como os adolescentes que têm que encarar uma vida de adultos depois da morte do rei.

E o filme até flui bem, não fosse pela demora em algumas cenas e a duração excessiva. Outra coisa que me incomodou foi o final do filme, romântico demais para uma história bem conhecida.

A intenção de misturar elementos contemporâneos também não funciona muito bem, salvo em alguns momentos, e parece meio perdida. Quem fica mais prejudicada, no caso, é a boa e mesclada trilha sonora. Mal comparando, Coração de Cavaleiro foi bem mais original.

Para quem adora filmes sobre a Revolução Francesa, gosta de filmes de época e está com vontade de ver algo sem grandes expectativas.

A primeira parte é lenta, mas melhora.

Um Grande Momento

“Estou exausto.”

Oscar-logo2Oscar 2007
Melhor Figurino (Milena Canonero)



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Figurino (Milena Canonero)

BAFTA: Direção de Arte (K. K. Barrett, Verónique Melery), Figurino (Milena Canonero), Maquiagem (Jean-Luc Russier, Desiree Corridoni)

Cannes: Palma de Ouro, Prêmio Sistema Educacional Francês

Links

Site Oficial

Imdb