Acontece, de 15 a 23 de agosto, mais uma edição nacional do Festival Varilux de Cinema Francês. Neste ano, 32 cidades brasileiras poderão assistir às exibições de filmes franceses inéditos no Brasil, em mais de 45 salas de cinema, com programação simultânea e uma seleção de longas dos mais variados gêneros

O filme escolhido para a abertura em todas essas cidades foi Intocáveis, de Olivier Nakache e Éric Toledano. O filme, com François Cluzet e Omar Sy, é um dos filmes mais vistos na história do cinema francês.

Entre outros importantes títulos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como Adeus Berthe – o enterro da vovó, de Bruno Podalydes; Aliyah, de Elie Wajeman; O Barco da Esperança, de Moussa Touré.

Além das exibições, será realizada no Rio de Janeiro, a primeira “Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual – A Dramaturgia na Ficção Televisiva”, com foco no desenvolvimento de roteiros para séries de TV e longas-metragens. O curso contará com importantes nomes do mercado audiovisual francês, como François Sauvagnargues (especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz) e os roteiristas François Uzan, Pascale Rey e Marie du Roy.

Com um formato pioneiro, o evento é o primeiro festival digital nacional e acontecerá simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Maceió, Maringá, Natal, Nova Friburgo, Palmas, Porto Alegre, Recife, Resende, São Luís, Santa Maria, Santos, Salvador, Sorocaba, Teresópolis, Tubarão e Vitória.

Mais informações e programação completa no site do festival.