(Magnolia, EUA, 1999)

Drama

Direção: Paul Thomas Anderson

Elenco: Julianne Moore, Philip Seymoure Hoffman, William H. Macy, Thomas C. Reilly, Tom Cruise, Philip Baker Hall, Jason Robards, Melora Walters, Jeremy Blackman, Alfred Molina

Roteiro: Paul Thomas Anderson

Duração: 81 min.

Uau!!!!! O filme é bom demais!

É mais um daqueles filmes com várias histórias independentes mas com alguma relação entre elas. No caso, as histórias parecem estar ligadas apenas por uma rua, mas depois descobrimos que é muito mais do que isso.

A temática principal é a de que coisas simplesmente podem acontecer. Acaso, coincidência, sorte, azar…

Os atores estão todos muito bem, cada um vivendo o seu dilema. Apesar do grande destaque, no lançamento, ter sido Tom Cruise, eu, particularmente, acho que Julianne Moore, Philip Seymoure Hoffman, Tomas C. Reilly e o menino Jeremy Blackman são os melhores em cena. Muito melhores.

O diretor sabe como trabalhar a melancolia, a depressão, o desespero sem fazer com que os expectadores terminem de ver o filme como se o mundo tivesse prestes a acabar. A amarração das cenas é toda muito bem feita e o roteiro é um primor (seu maior problema foi ter saído na mesma época que Beleza Americana e Quero Ser John Malkovich, com quem dividiu o prêmio do festival de Toronto).

A trilha sonora merece atenção especial. Aimee Mann dá um show de adequação música/filme com músicas como One e Save Me.

Se você estiver num momento de tristeza e recolhimento, o filme talvez tenha temas duros demais para você e é bom deixar pra outro dia. Só o que não pode é deixar de assistir.

Um Grande Momento

São vários, mas Julianne Moore dá um show, tanto na farmácia quanto no escritório do advogado.

 

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Ator Coadjuvante (Tom Cruise), Canção Original (Aimee Mann) – Save Me, Roteiro Original

Berlin: Urso de Ouro e Prêmio do Júri

Globo de Ouro: Ator Coadjuvante (Tom Cruise), Canção Original (Aimée Mann) – Save Me

Toronto: Filme, Diretor e Roteiro

Links

Site Oficial