36ª MostraDocumentário
Direção: Dheeraj Akolkar
Elenco: Liv Ullmann
Roteiro: Dheeraj Akolkar
Duração: 83 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆
(Liv og Ingmar, NOR/GBR/IND, 2012)

É dificil pensar em Liv Ullmann e não se lembrar de Ingmar Bergman e vice-versa. A dupla se conheceu nas filmagens do filme Persona. Na época, a atriz tinha apenas 25 anos e o diretor 47, mas nem a diferença de idade ou o fato de ambos serem comprometidos com outras pessoas foram empecilhos para a ligação instantânea que surgiu entre os dois. Deste encontro nasceram Linn Ullmann, 12 filmes e uma história de amor e amizade que durou 42 anos.

É sobre esta amizade que fala o documentário Liv & Ingmar – Uma História de Amor, dirigido pelo indiano Dheeraj Akolkar. Quem conta a história é a própria atriz, com depoimentos intercalados por imagens de filmes onde ela foi dirigida pelo sueco, fotos de bastidores e locuções em off das cartas escritas a ela pelo diretor, além de imagens atuais da ilha que por cinco anos, tempo que durou o casamento, foi a moradia do casal.

Mais do que falar da paixão avassaladora e do casamento conturbado, o documentário aborda o que veio depois, quando se desenvolveu a amizade entre eles, a verdadeira história de amor vivida pelo diretor e a atriz. Liv emociona ao falar sobre Bergman. Os seus olhos azuis ganham um brilho mais intenso quando relembram momentos que dividiu com ele, seja como atriz dos seus filmes, esposa ou grande amiga. Tudo é exposto com muita delicadeza, inclusive as situações onde a atriz conta o quão cruel ele foi durante o matrimônio. Ao narrá-las com uma pitada de humor, ela demonstra que tanto as coisas boas quanto as ruins fazem parte hoje de um relicário emocional.

Liv & Ingmar é um relato belíssimo que envolve desde o primeiro momento e abre os bastidores de uma relação construída ao longo de 42 anos. Imprescindível para os admiradores do casal e também para aqueles que acreditam que as formas de amar podem até mudar, mas a essência do sentimento permanece inalterada.

Um Grande Momento

O diário do casal e o bichinho de pelúcia.

Links

No IMDb