Crítica | Streaming e VoD

Letra e Música

(Music and Lyrics, EUA, 2007)
Nota  
  • Gênero: Comédia, romance
  • Direção: Marc Lawrence
  • Roteiro: Marc Lawrence
  • Elenco: Hugh Grant, Drew Barrymore, Brad Garret, Haley Bennett, Kristen Johnston, Campbell Scott, Jason Antoon, Scott Porter, Aasif Mandvi, Adam Grupper
  • Duração: 104 minutos

A nostalgia sempre é um bom ingrediente para qualquer obra. Voltar no tempo, relembrar momentos marcantes e com passagens muito características, é uma escolha sempre segura. E há elementos que facilitam ainda mais a empreitada. Imagine levar uma plateia específica, que viveu intensamente o final dos anos 1980 e começo dos 1990 para trazer de volta suas cores, músicas chiclete em uma velha e boa comédia romântica.

Nosso primeiro contato com o universo de Letra e Música é através do clipe divertidíssimo de um duo musical que teria feito muito sucesso nos anos 80. Pop! Goes my heart! Ombreiras, mullets, dancinhas ridículas e um visual bem característico da época deixam aqueles que viveram estes momentos mais do que curiosos. Não é ali que o diretor Marc Lawrence vai ficar. Seu interesse é numa outra época, com o cantor e compositor saltitante de antes já descadeirado, num presente frustrado e dependente dos direitos autorais de outrora.

A história de amor acontece entre ele, que agora está em eterna crise criativa, e uma letrista disfarçada de babá de plantas muito desajeitada. Juntos os dois devem compor a nova música de trabalho de uma cantora que, assim como as muitas que costumamos ver em canais de clipes e em outros mais voltados para a fofoca, adora um Auto-Tune, muita coreografia, pirotecnia e não se importa com a profundidade das letras cantadas.

Apoie o Cenas

Embora a crise também atinja a nova geração, que, desespero dos ávidos produtores, busca de alguma espiritualidade em sua plástica realidade, há um conflito interessante entre novo e antigo. Letra e Música brinca com a cultura pop, a fama e o tempo que passa sem nenhuma piedade para quem vive nesse meio. E existe, claro, toda a força da trama de romance, perfeitamente encaixada na tradicional estrutura do gênero, mas que ganha força com esses elementos extras.

Os personagens são defendidos por Hugh Grant, já muito a vontade como o apaixonado tímido depois de tantos filmes no mesmo papel, e Drew Barrymore que além de ser uma gracinha, também já sabe como deve fazer para representar uma mulher ingênua, atrapalhada e apaixonada. Lawrence reconhece a química entre os dois atores e sabe trabalhar bem com isso. A estreante Haley Bennett, ótima, surge como a cópia divertida de Britney que vem para mostrar que o tempo passou e, de certo modo, unir o casal.

Se o formato é conhecido e os conflitos são interessantes, identificações e nostalgia se encarregam do resto. As letras da músicas do Pop!, o antigo grupo de Grant e que continuam sendo cantadas em bailes destinados exclusivamente às balzaquianas, são bem bobinhas e lembram muito os grandes sucessos da época homenageada. O desespero do cantor para tentar manter um sucesso que já não existe também rende boas risadas e tem o seu ponto alto quando ele é convidado para participar de um programa de televisão onde celebridades do passado lutam.

Divertido e leve, Letra e Música não tem nenhuma pretensão de ser uma obra de arte, mas consegue envolver toda a platéia.

Para ver ao lado de alguém especial; relembrar um tempo exagerado, mas que foi muito divertido e dar umas boas gargalhadas. Pessoas avessas a filmes do gênero podem não gostar.

Um Grande Momento

O clipe, sem dúvida. Ele começa e termina o filme e da segunda vez tem aquelas historinhas contando o que aconteceu com os artistas em balões, como em programas dos canais MTV, VH1 e outros

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista cultural e crítica de cinema. Mãe do Digo e da Dani, essa tricolor das Laranjeiras convive desde muito cedo com a sétima arte, e tem influências, familiares ou não, dos mais diversos gêneros e escolas. É votante internacional do Globo de Ouro e faz parte da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Critics Choice Association, OFCS – Online Film Critics Society e das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Um Comentário

  1. Apesar de ser uma comédia romântica basntante tradicional, acho Letra & Música divertidíssimo, principalmente pelo Hugh Grant. Só de olhar para a cara dele me dava vontade de rir … e o clipe de Pop ! é genial !

  2. Ainda não assisti, mas tem um estilo que gosto muito, principalmente por eu ter crescido nos anos 80…rs
    Para quem gosta de música da época, vale assistir “Afinado no Amor” com Adam Sandler, um filme muito engraçado.

    Bjos

  3. apesar de ser bobinho, eu tbm curti.. . foi super agradavel, tava meio receoso em assisti-lo, mas foi uma comédia despretenciosa, divertida… uma ótima dica…

  4. Oi, gente!

    É muito divertido mesmo. Toda vez que está passando eu deixo um pouquinho e sempre acontece uma gargalhada, sabe como é?

    Concordo, Isabela! É fofíssimo mesmo.

    Você ainda não viu, Robson? Só porque é comédia… hehehe. Mas vale a pena, viu? É bem divertido.

    Eu também gosto de filmes com muita música, Mey. E se for que nem esse então. Parece que está tudo no lugar.

    Acho que você vai gostar, Marcel. Mas não… nenhuma Pantera é boa, aliás, boas elas até são (em sentido específico), mas o filme é uma derrota total.

    E aquela dancinha ridícula que ele insiste em fazer, Cah? Bom demais, né?

    Vale a pena, Ibertson. Para aqueles dias que a gente quer ver coisas bobinhas, é uma ótima pedida.

    Então somos duas, Carol! Eu gosto tanto que tenho uma coleção Meg Ryan aqui em casa só de filmes água-com-açúcar. Além de sempre chorar em Um Lugar Chamado Notting Hill também… hehehe

    E as letras, então, Bruna. Iguaizinhas a muitas da época… Obrigada pelo elogio!

    Beijocas a todos vocês e, como disse o cara da locadora: Pop does my heart…

  5. Adorei o filme. O Hugh Grant e a Drew Barrimore estão realmente ótimos. O clipe, hilário, me lebrou o George Michael e bandas como A-ha.
    O blog continua excelente. Parabéns.
    Beijão e valeu pelas constantes visitas ao meu. :)

  6. Também gostei muito do filme. Adoro comédias românticas e essa foi uma bem gostosa de assitir.

  7. Parece ser divertido esse filme.
    Qualquer dia posso alugá-lo.

  8. Eu adorei este filme!! Principalmente por Hugh Grant!!! E realmente o video-clipe e a banda pop são hilários!!!

  9. Ainda não vi! Mas já estava aqui na minha listinha, assim que tiver um tempinho eu assisto.
    Só tenho que discordar de uma coisa, a Drew de espiã da equipe do Charlie é muito boa também, em todos os sentido!! =p

  10. eu adorei o filme, adoro filmes com bastante música assim e hugh grante, sem comentarios!

  11. Ele está hilário nesse clipe. Deve ser um filme bom e divertido. Gosto de Hugh, em uns e em outros não!

  12. Eu adorei esse filme, claro que como a maior parte das comedias romanticas, não é uma grande obra de arte, mas vamos combinar é fofissimo! As musicas, os clipes, o Hugh Grant então nem se fala!

  13. Adorei esse filme, ri demais… Concordo com tudo o que você disse sobre a Drew e o Hugh, papeis perfeitos para eles… and Pop doees my heart, ehehhee… abraços

Botão Voltar ao topo