(Las horas contigo, MEX, 2015)

Drama
Direção: Catalina Aguilar Mastretta
Elenco: Cassandra Ciangherotti, María Rojo, Isela Vega, Arcelia Ramírez, Evangelina Martínez, Julio Bracho
Roteiro: Catalina Aguilar Mastretta
Duração: 88 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Há filmes que seguem a mesma estrutura de muitos outros, contam até as mesmas histórias, mas que conseguem tocar o espectador de um jeito diferente. Las horas contigo é mais um título sobre relações familiares, contado da mesma maneira que alguns outros, com o mesmo formato, mas que consegue se diferenciar.

No filme, estreia em longas-metragens de Catalina Aguilar Mastretta, Ema tem uma relação muito próxima com sua avó, que praticamente a criou enquanto a mãe dedicava-se à carreira de cantora. No dia em que descobre uma gravidez indesejada, Ema recebe um telefonema da mãe com a notícia de que a avó pode morrer nas próximas horas.

Com um roteiro delicado e sensível, a força do filme está na relação entre as três mulheres da família. A espera pelo acontecimento indesejado, faz com que toda a vida, suas mágoas, ausências e presenças sejam revisitadas. Além de possibilitar descobertas particulares ocultas por uma ou por outra, em situações determinadas e com relação a acontecimentos específicos.

Tudo segue o caminho previsto desde o início do filme e não há nada que surpreenda de verdade quem acompanha o filme, mas a abordagem feminina de algo também tão feminino como a maternidade tem uma força que consegue diminuir o problema.

Além disso, o longa-metragem ganha pontos com as atuações do trio de atrizes Cassandra Ciangherotti (Tiempos felices), María Rojo (O Beco dos Milagres) e Isela Vega (Tragam-me a Cabeça de Alfredo García), que dão vida e credibilidade ao que se vê em cena. Circundando o universo criado pelas três, estão a cuidadora, vivida por Arcelia Ramírez (A Rua da Amargura), e a empregada doméstica, vivida por Evangelina Martínez (Purgatório), também muito bem em seus papéis. A conversa das cinco sobre pais ou a extrema-unção são maravilhosas.

Las horas contigo é um filme despretensioso, que consegue contar a sua história simples de um jeito envolvente e que comove quem o assiste.

Um Grande Momento:
A ilusão reconfortante de Ema.

Las-horas-contigo_poster

Links

No IMDb