O filme King of Devil’s Island (2010), do cineasta norueguês Marius Holst, recebeu o Prêmio do Público 4+1 de Melhor Filme na segunda edição do Festival de Cinema 4+1 FUNDACIÓN MAPFRE. O filme, premiado com 20.000 euros e uma escultura feita pelo artista espanhol Alfredo García Revuelta, será exibido hoje no encerramento do Festival nas cinco cidades nas quais acontece simultaneamente: Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Madri e Rio de Janeiro.

A história ocorre em 1915 num reformatório situado em uma ilha dos fiordes noruegueses, para onde são mandados jovens delinquentes. Dirigido com pulso firme pelo governador da ilha (Stellan Skarsgård), a disciplina, o trabalho duro e os castigos físicos num entorno extremamente cruel fazem parte da dura rotina deste internato. A chegada do indomável Erling ao reformatório desencadeará uma rebelião.

Este ano, esta co-produção (Noruega, França, Polônia e Suécia) já havia recebido a Palma de Ouro na Mostra de Valencia (Espanha), além de ter conquistado o Prêmio Nordic Kodak no Festival de Gotemburgo (Suécia).

O filme será exibido na cerimônia de encerramento do Festival e também poderá ser visto online, assim como os demais filmes da seção competitiva, até o próximo dia 4 de novembro.

Mais informações no site do festival.