(Juno, EUA/CAN/HUN, 2007)

Comédia

Direção: Jason Reitman

Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J. K. Simons, Olivia Thirlby

Roteiro: Diablo Cody

Duração: 96 min.

Sabe quando você sai do cinema feliz por ter tido essa experiência? Assim é Juno. Uma comédia alternativa, sem muitas pretensões, que acabou virando um sucesso mundial por conseguir tocar as pessoas de maneira simples e divertida.

Na tela, a história de uma adolescente, criada pelo pai e pela madastra, que acaba de descobrir que está grávida do ficante, um nerd do colégio.

Ellen Page está muito bem no papel e consegue transmitir toda a confusão que acontece na cabeça de uma adolescente quando algo ocorre diferente do esperado. Eu, que tive minha primeira filha aos 17 anos, me identifiquei com muitas das situações dali e, claro, chorei loucamente, mas também dei muitas gargalhadas.

O roteiro foi escrito por Diablo Cody. Ela ficou famosa após seu blog sobre as peripércias de uma stripper ter virado livro. Depois disso veio Juno e agora ela está fazendo uma série junto com ninguém menos que Steven Spielberg. E não é que ela sabe realmente como colocar as coisas no papel? Só com seu primeiro filme ela já ganhou 17 prêmios, ou seja, um nome pra gente ficar de olho.

A trilha sonora também merece um destaque especial. Como o filme tem uma aura bem alternativa, nada melhor do que um monte de música indie, de preferência acústica, para compor o resultado. Nomes como Belle and Sebastien, Cat Power, Antsy Pants, Kimya Dawson e outros estão presentes.

O filme, assim como Pequena Miss Sunshine, mostra que produções simples e sem grandiosos efeitos ainda têm um lugar todo especial junto ao público.

Simplesmente imperdível!

Um Grande Momento

A declaração.

Logo-Oscar1Oscar 2008
Melhor Roteiro Original



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Direção, Roteiro Original, Atriz (Ellen Page)

BAFTA: Roteiro, Atriz (Ellen Page)

Globo de Ouro: Filme de Comédia ou Musical, Roteiro, Atriz de Comédia ou Musical (Ellen Page)

Festival Internacional de Roma: Filme (Mostra Competitiva)

Toronto: Atriz (Ellen Page) – dividido com Julie Christie por Longe Dela

Links

 

Site Oficial