Acontece, de 31 de janeiro a 16 de fevereiro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a mostra John Waters – O Papa do Trash, em homenagem ao controverso, polêmico e admirado realizador americano.

Considerado um dos precursores do cinema underground da contracultura, Waters apresenta um cinema recheado com a estética camp e o trash, nma combinação inusitada. Depois de romper barreiras, porém, o diretor iniciou uma fase com histórias um pouco mais convencionais, mas mesmo assim, apresentando os excluídos e os maltratados. Aqueles com comportamentos considerados desviantes pela sociedade. Ao mesmo tempo, Waters deu voz aos outsiders e a todos os grupos sexuais que estavam à margem da sociedade.

Atualmente, mesmo com as transformações sociais, os filmes de Waters continuam chocando de alguma forma. Impressiona o fato de seus longas mais polêmicos terem sido lançados no final dos anos 60 e no início dos 70. Cineastas como Jim Jarmusch, Hal Hartley, Pedro Almodóvar, David O. Russell, entre outros, já declararam o quão importante é a filmografia de Waters e como ela influenciou em seus projetos. De como descobriram que existia outras maneiras de se fazer cinema. Assistir aos filmes de John Waters, como também suas outras formas de expressão cultural, é uma maneira de entender um dos capítulos mais interessantes da história da sétima arte.

A programação da reúne todos os longas realizados pelo realizador, curtas surpresas, remakes, filmes da musa Divine e uma série para televisão inédita no Brasil. Documentários que contam com a participação do cineasta de Baltimore também foram selecionados. São filmes que desvendam o cinema underground, a produção independente, o olhar gay e o cinema trash. Ambientes bem característicos de sua filmografia.

Além das projeções, a mostra também conta com uma mesa de debate, com participação dos jornalistas Arnaldo Bloch, Leonardo Luis Ferreira, do ator Fernando Ceylão e mediada pelo curador da mostra, Mario Abade.

Programação completa

SERVIÇO

John Waters – O Papa do Trash
De 31 de janeiro a 16 de fevereiro de 2012
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro
Horários: sessões às 17h, 18h, 19h e 20h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Classificação: 18 anos
Mais informações no site do evento