13 de julho é o dia mundial do rock, gênero musical que vem atravessando décadas e conquistando público pelo mundo todo com sua mistura de blues, country, rhythm and blues, folk, jazz e até música clássica. Com uma estrutura geralmente simples, guitarras, baixos, baterias e vocais marcantes a única coisa que aquela música parece querer é agitar quem a escuta.

Não faltam ícones do rock, mitos e histórias variadas e, muito menos, filmes sobre algo que mexe tanto com o ouvinte. Então, se você também ama o rock’n’roll, basta colocar mais uma moedinha na jukebox, baby, e acompanhar a nossa listinha, mesmo que o caminho para o topo esteja longe…

Bandas, pessoas e shows que fizeram o rock ser tudo o que é:

One plus One/Sympathy for the Devil
Durante o ensaio da canção Sympathy for the Devil, clássico do grupo inglês The Rolling Stones, o diretor Jean-LucGodard mistura, literalmente, tudo para falar da sociedade capitalista da época. Há discursos de direita, de esquerda, o movimento dos Panteras Negras, ações feministas e por aí vai. O filme tem duas versões: One + One, o corte do diretor, e Sympathy for te Devil, remontada pelos produtores e não reconhecida por Godard.

Iron Maiden: Flight 666
Documentário realizado por Sam Dunn e Scot McFadyen sobre a turnê Somewhere Back in Time World Tour de uma das maiores bandas de Heavy Metal da história, o Iron Maiden. Já na fase madura da banda, foi a primeira vez que uma equipe de filmagem teve acesso aos bastidores dos shows.

Pearl Jam Twenty
Cameron Crowe conta a história da banda Pearl Jam depois de mais de dez mil horas de filmagens, além de abordar as origens musicais, no Mother Love Bone, a briga com a Ticketmaster e o trágico incidente no Rockilde Festival em 2000.

Woodstock – 3 Dias de Paz, Amor e Música
Dirigido por Michael Wadleigh e editado por Martin Scorsese e Telma Schonmaker, entre outros, o documentário conta a história do festival que marcou a história do rock para sempre. Foram três dias de ideologia hippie e muita música, com a presença dos maiores nomes da época, entre eles Joan Baez, Janis Joplin, Santana, Creedence Clearwater Revival, The Who, Jefferson Airplane, Sly & the Family Stone, Joe Cocker, The Band e Jimi Hendrix.

Lemmy
Documentário sobre a vida e a carreira do ícone do heavy metal Lemmy Kilmister, fundador e vocalista da banda de rock inglesa Motörhead.

AC/DC: Let There Be Rock
Um único concerto da banda australiana de Hard Rock em Paris é o suficiente para demonstrar tudo que os caras conseguiam fazer em cima de um palco. Além da apresentação, há entrevistas com os integrantes do grupo, incluindo Bon Scott, que faleceu dois meses depois da filmagem.

O Último Concerto de Rock
O documentário, dirigido por Martin Scorsese, conta a história do show The Last Waltz, o último da banda The Band, que contou com participação de Eric Clapton, Neil Diamond, Bob Dylan, Joni Mitchel, Van Morrison, Ringo Star, Muddy Waters e Neil Young.

George Harrison: Living in the Material World
O diretor Martin Scorsese conta a história do mais reservado e também mais criativo dos Beatles. Entre depoimentos de amigos e conhecidos, conhecemos a vida do guitarrista, passando pela beatlemania, pela espiritualização e outros momentos marcantes.

Year of the Horse
Fã de Neil Young, que compôs a música de Dead Man, Jim Jarmuch reúne imagens das décadas de 70 e 80, entrevistas e shows do músico e sua banda, Crazy Horse, durante a turnê de 1996.

As histórias podem até não ser tão reais, mas as pessoas são:

The Doors
Dirigido por Oliver Stone, o filme conta a história da banda The Doors e de seu excêntrico vocalista Jim Morisson, impressionantemente interpretado por Val Kilmer. O elenco ainda conta com a presença de Meg Ryan, que vive Pamela Courson, companheira do músico.

Control
Filme de Anton Corbijn sobre a vida e a morte de Ian Curtis, vocalista da banda de pós-punk Joy Division, baseado em livro escrito pela esposa do músico.

A Fera do Rock
A história de Jerry Lee Lewis, vivido por Dennis Quaid, durante os primeiros anos do rock’n’roll. O músico compôs clássicos como Crazy Arms e Great Balls of Fire!, título original do longa-metragem. A história de seu casamento com uma prima de segundo grau, menor de idade, interpretada por Winona Ryder, também está no filme. Alec Baldwin vive o primo religioso do roqueiro.

The Runaways
Num cenário dominado por homens, é claro que uma banda só com meninas chamaria a atenção. Era o grupo The Runaways, empresariado por Kim Fowley. Protagonizado por Kristen Stewart e Dakota Fanning o filme conta a rápida e tumultuada trajetória da banda.

Sid & Nancy
Dirigido e roteirizado por Alex Cox, o filme conta a história do baixista Sid Vicious, da lendária banda punk Sex Pistol, e de seu turbulento relacionamento com a groupie Nancy Spungen. O casal é vivido nas telas por Gary Oldman e Chloe Webb.

Tina – A Verdadeira História de Tina Turner
Filme sobre a vida da cantora e dançarina Tina Turner, vivida por Angela Basset, que conseguiu superar as adversidades da vida e do casamento com o marido abusivo Ike Turner (Laurence Fishburn).

Não Estou Lá
Inspirado na vida do cantor de folk Bob Dylan, Não Estou Lá foi dirigido por Todd Haynes e conta com seis atores vivendo diferentes representações de momentos da vida do cantor: Cate Blanchett, Heath Ledger, Ben Whishaw, Christian Bale, Richard Gere e Marcus Carl Franklin.

Backbeat – Os 5 Rapazes de Liverpool
A banda retratada no filme é Os Beatles, mas o foco é Stuart Sutcliffe, vivido por Stephen Dorf, o quinto e quase desconhecido integrante da banda e seu dilema em continuar sua vida como músico de qualidade duvidosa ou pintor promissor.

Stoned

O filme conta a história da vida e da suspeita morte do integrante e um dos criadores da banda Rolling Stones, Brian Jones, encontrado morto no fundo de uma piscina semanas após ser cortado do grupo.

Criando tudo (ou quase tudo):

Escola do Rock
Recém expulso de uma banda, um roqueiro resolve se passar por seu amigo e dar aulas de música em uma tradicional escola da cidade. Dirigido por Richard Linklater, com Jack Black e Joan Cusack no elenco.

Quase Famosos
Um jovem de 15 anos consegue um trabalho para a revista Rolling Stone. Ele precisa escrever um artigo sobre a banda Stillwater e, para isso, parte com o grupo em turnê. O filme relembra uma história de seu diretor Cameron Crowe que, adolescente acompanhou a banda Led Zeppelin para também escrever um artigo para a Rolling Stone.

Isto É Spinal Tap
Falso documentário sobre a banda fictícia Spinal Tap que ironiza as bandas de heavy metal e hard rock do início dos anos 80.

Pink Floyd: The Wall
Alan Parker se baseou no álbum The Wall da banda Pink Floyd para contar a história do depressivo roqueiro Pink. O roteiro é do músico Roger Waters, vocalista e baixista da banda.

Help!
Totalmente maluco, no filme Os Beatles são perseguidos por membros de uma seita indiana que querem o anel que Ringo está usando.

Tenacious D – Uma Dupla Infernal
Um jovem busca o sucesso como roqueiro depois de ter uma visão com o ícone do rock Dio. Para ter sucesso, ele precisa conseguir a palheta do destino, usada por todos os grandes guitarristas da história. Além de músicos famosos, o filme ainda conta com a participação de Ben Stiller e Tim Robbins.

Jesus Cristo Superstar
A história todo mundo conhece, mas aqui ela é contada como uma ópera rock. Além do visual modernoso, a qualidade vocal de todo o elenco é impressionante.

Last Days
Gus Van Sant tenta recriar ficticiamente os últimos momentos de vida de Blake, um artista talentoso e atormentado. Blake é claramente inspirado no líder da banda Nirvana, Kurt Cobain, encontrado morto em sua casa de lago em 1994.

Quanto Mais Idiota Melhor
Dois fãs de rock têm um programa de tv a cabo onde falam sobre um monte de coisas. O filme vem de um esquete do programa Saturday Night Live e tem uma clássica cena com a música Bohemian Rapisody, do grupo Queen.