São Paulo – De 28 de novembro a 2 de dezembro, em homenagem ao centenário de Nino Rota, o espaço-escola de Cinema e Artes Inspiratorium exibirá filmes com trilha sonora assinada pelo compositor italiano. Cinco filmes muito importantes não só para Rota, mas para a sétima arte, foram selecionados e serão exibidos em sessões diárias.

Nino Rota nasceu em Milão, na Itália, no dia 3 de dezembro de 1911. Membro de uma família de músicos, Nino Rota desenvolveu uma relação com a música muito cedo, para seguir uma trajetória composta de estudo e dedicação à arte de compor e escrever obras musicais para óperas, balés, filmes e produções teatrais. O envolvimento com o cinema aconteceu no início dos anos 1940. O compositor reúne uma brilhante filmografia com parcerias com notáveis ​​diretores italianos e internacionais de seu tempo.

A mostra especial do Nino Rota, no Inspiratorium, exibirá respectivamente, de segunda a sexta, em horários distintos, os seguintes filmes: Guerra e Paz de King Vidor; A Grande Guerra, de Mario Monicelli; Rocco e seus Irmãos, de Luchino Visconti; 8 ½, de Federico Fellini, e O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola.

Os interessados deverão ligar para reservar o lugar. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na recepção, meia hora antes do início da sessão. A capacidade máxima do espaço é de 35 pessoas e o local possui estacionamento com 8 vagas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28/11 – segunda-feira, às 16h
Guerra e paz (War and Peace), dirigido por King Vidor (1956, exibição em DVD)
Elenco: Audrey Hepburn, Henry Fonda, Mel Ferrer
Sinopse: As tumultuosas relações de Napoleão com a Rússia, incluindo sua desastrosa invasão em 1812 servem de cenário para o confuso envolvimento de duas famílias aristocratas. Filme baseado na obra-prima de Leon Tolstói.

29/11 – terça-feira, às 19h30
A Grande Guerra (La Grande Guerra ), dirigido por Mario Monicelli (1959, exibição em DVD)
Elenco: Alberto Sordi, Vittorio Gassman
Sinopse: Na Itália, em 1916, os jovens Oreste e Giovanni são convocados a se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Porém, eles acabam no front de guerra e se veem encarregados de uma missão decisiva.

30/11 – quarta-feira, às 16h
Rocco e seus Irmãos (Rocco e i suoi Fratelli), dirigido por Luchino Visconti (1960, exibição em DVD)
Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot
Sinopse: Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos: Rocco, Simone, Vicenzo, Ciro e Luca, partem da miserável Sicília para a industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente dando início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.

1/12 – quinta-feira, às 19h30
8 ½, dirigido por Federico Fellini (1963, exibição em alta-definição)
Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée
Sinopse: Com um roteiro autobiográfico, Fellini realiza uma de suas maiores obras que conta a história de Guido, um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar o argumento para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias, o diretor é assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.

2/12 – sexta-feira, às 19h30
O Poderoso Chefão (The Godfather), dirigido por Francis Ford Coppola (1972, exibição em alta-definição)
Elenco: Marlon Brando, Robert De Niro, Andy Garcia
Sinopse: Don Vito Corleone é o líder de uma família mafiosa de Nova York. Problemas surgem quando um gângster apoiado por outra família da Máfia, Sollozzo, anuncia suas intenções de começar a vender drogas em toda a cidade. Como Don Vito odeia drogas, nasce a partir daí a rivalidade entre os grupos.

SERVIÇO

Mostra Especial Centenário do Nino Rota
De 28/11 a 2/12
INSPIRATORIUM – Espaço-escola de Cinema e Artes
Rua Pedro Morganti, 51, Vila Mariana (a dez minutos do metrô Vila Mariana)
São Paulo, SP
Uma exibição por dia: às 16h ou às 19h30 (confira a programação completa abaixo)
Capacidade máxima: 35 pessoas
Sessões gratuitas
Telefones para reserva: (11) 2619-3111 / 7111