LISBOA – Faltam menos de dois meses para o 9º Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa acontecer, mas a movimentação em torno no festival já começou. De 26 de abril a 6 de maio, o IndieLisboa volta à Culturgest, ao Cinema São Jorge e ao Cinema Londres, com uma imagem renovada e uma programação cheia de novidades, que serão reveladas nas próximas semanas.

As imagens IndieLisboa e IndieJúnior são da autoria de Rui Guerra, designer do festival. Uma renovação que não esquece as tradições, já quase de uma década: a descoberta de novos autores e a aposta em cineastas cujo corpo de trabalho não foi ainda visto pelo grande público. O regresso à qualidade de uma programação criada sob todas as formas – ficção, documentário, animação, cinema experimental, longas e curtas metragens.

IndieLisboa’12 – uma inesgotável corrente de ideias
A imagem do IndieLisboa’12 representa a forma como o festival e os seus filmes se relacionam com o espectador, afectando todos os sentidos e originando reações mentais e sensoriais diversas. Estes são processos variáveis que dependem da experiência e conhecimentos prévios de cada espectador e que lhe garantem uma vivência e relação únicas face ao objecto fílmico. A liberdade e pluralidade de sensações e interpretações são simbolizadas por um enredo de fluxos que se entrecruzam.

IndieJúnior – a celebração do imaginário infantil

A imagem do IndieJúnior’12 remete para a criatividade e multiplicidade de experiências a que os mais jovens têm acesso através dos filmes e atividades propostas nesta seção do IndieLisboa. Figuras animadas, personagens de ficção e situações reais cruzam-se e formam um imaginário rico em sensações, ideias e linguagens.

O IndieLisboa’12 é organizado pela Zero em Comportamento – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Secretário de Estado da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, e do Programa MEDIA, da União Europeia; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.