IMAX: Estação Espacial 3D

(Space Station 3D, EUA/CAN, 2002)

Há um tempo atrás contei como menti as sensações do IMAX pela primeira vez. Levar os meus filhos, tão cinéfilos quanto eu, para sentir as mesmas coisas virou quase uma obrigação e a ida do Digo para São Paulo na semana passada já resolveu metade do problema.

E para ele a experiência foi muito melhor do que eu esperava, pois 2009 é o Ano da Astronomia e o filme em cartaz atualmente no Unibanco Arteplex do Shopping Bourbon Pompéia é Estação Espacial 3 e meu pequeno é daqueles que sabe nome de planetas de outras galáxias e é completamente fissurado pelo assunto.

O filme, que conta a construção da primeira estação espacial internacional, o treinamento e a convivência dos astronautas envolvidos no processo, segue todos os princípios básicos de uma produção IMAX: narração especial (a voz original é a de Tom Cruise), muitos efeitos e um conteúdo que não faria tanto sucesso de público se fosse exibido de maneira tradicional.

As imagens são muito bonitas e deixam qualquer um de boca aberta. Alguns efeitos, como o do treinamento pré-lançamento com realidade virtual, são excelentes e detalhes sobre a convivência dos astronautas, curiosos.

A trilha sonora, muito bem escolhida, é uma das qualidades do filme.

Apesar de toda a grandiosidade visual, o filme não consegue manter o interesse por tanto tempo e, apesar de ter pouco mais de 40 minutos de duração, perde um pouco o ritmo na parte final.

Para o Rodrigo, tudo que aconteceu dentro da sala foi mágico. A animação crescia a cada cena e a vontade de trabalhar na NASA também. Além de achar o máximo se sentir dentro de uma tela de cinema, claro.

Um ótimo programa para os pequenos, os grandinhos e aqueles que sempre sonharam em ser astronautas quando crianças. A experiência 3D no IMAX é cara, mas é uma daquelas que vale a pena, pelo menos uma vez na vida.

Um Grande Momento

Os efeitos do lançamento.

Links

Documentário
Direção: Toni Myers
Roteiro: Toni Myers
Duração: 47 min.
Minha nota: 7/10
Nota do Digo: 10/10

Pin It on Pinterest

Share This