Se tem uma coisa que os cinéfilos adoram é fazer listas. Dos filmes que já viram, dos que ainda querem ver, dos favoritos e dos detestados.

As listas que não são feitas pelo próprio cinéfilo também fazem muito sucesso. Os melhores filmes do ano, filmes com temas específicos e aquelas escalas de notas sempre estão entre as mais procuradas na internet.

Alguns sites já sabem disso há muito tempo e disponibilizam várias listas a seus leitores. Alguns fazem isso como brincadeira, como no Flickchart, onde os usuários comparam um título a outro e, assim, vão montando uma escala de preferência, que varia após cada “disputa”.

Na linha mais séria está o IMDb, maior portal de cinema do mundo, onde os usuários registrados podem inserir suas notas para cada um dos filmes assistidos e têm acesso a um histórico com todos os títulos organizados.

Juntando a brincadeira e a seriedade, os holandeses Erik Schierboom e Piet van Dongen resolveram criar o iCheckMovies, um site para que o leitor saiba quantos filmes já viu, quais são eles e quais são aqueles que já foram tão destacados por aí que não podem estar fora da lista de ninguém.

Depois de se cadastrar, os usuários podem passear por várias páginas e ir adicionando filmes à sua listas. Integrado ao IMDb, eles podem também importar todas as notas de seu histórico e ainda conferir os detalhes de cada título no portal.

As relações do iCheckMovies são todas baseadas em outras listas. Do IMDb, tiraram as dos 250 melhores filmes e os cinquenta melhores títulos de cada gênero, como drama, romance e curtas, entre outras. Nas listas dos críticos estão as de Roger Ebert, Johnathan Rosembaum e do jornal The New York Times. As listas das mais importantes premiações, de sites especializados e de institutos de cinema também estão disponíveis.

Os usuários também ganham selos pela quantidade de filmes marcados. Os selos simulam troféus com formatos divertidos para cada uma das listas do site e podem ser de platina, ouro, prata ou bronze.

Com tanta coisa para fazer lá, o difícil mesmo é sair do site depois que a marcação começa. Viciante, mas bem divertidíssimo.