RIO – Entre os dias 12 de junho e 1º de julho acontece no Rio de Janeiro a 19ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. Na competição, 69 produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens.

São 17 longas-metragens – oito documentários e nove de ficção – e 52 médias e curtas-metragens, sendo 23 documentários e 29 ficcionais. O Brasil comparece com 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina.

Além da competição, o festival apresenta dez mostras temáticas: Arte Cinesul(12 filmes); Bossas Musicais (18); Cinesul Animado (15) Cinesul Criança (16 curtas- metragens para os pequenos); Cinesul Fantástico (23); Foco Espanha (24 produções que se destacaram no mercado audiovisual espanhol); Palcos e Telas (24); Romance Latino (15); Viagens e Fronteiras (14) e Cinesul Ambiental, o grande destaque desta edição que acontece paralelamente à Rio +20 e exibe 15 filmes.

Neste ano, o Cinesul homenageia o cineasta, cantor e compositor Sérgio Ricardo, que completa 80 anos durante o festival, e comemora, os 25 anos da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, de Cuba, com exibição de filmes de brasileiros que estudaram lá.

Além das projeções, acontecem os lançamentos dos livros “DOCTV – Operação de Rede”, organizado por Maria do Rosário Caetano e “Brasil México – aproximações cinematográficas”, organizado por Tunico Amancio e Maria Cavalcanti Tedesco.

O festival acontece nas duas primeiras semanas no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e Instituto Cervantes e na última (26 de junho a 1º de julho) somente no Centro Cultural Correios. O evento é gratuito tem patrocínio do Banco do Brasil e dos Correios.

Os filmes selecionados, programação completa e mais detalhes no site do evento.

SERVIÇO
Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 13 a 24 de junho no CCBB, CCC e Instituto Cervantes
De 26 de junho a 1º de julho no CCC
Entrada franca
Local:
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Centro Cultural Correios (CCC) – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Instituto Cervantes – Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo