Visto em DVD( Hairspray, EUA, 2007)

Musical

Direção: Adam Shankman

Elenco: Nikki Blonsky, John Travolta, Christopher Walken, Amanda Bynes, Michelle Pfeiffer, James Marsden, Queen Latifah, Zac Efron

Roteiro: John Waters (roteiro de 88), Leslie Dixon, Mark O’Donnell, Thomas Meehan

Duração: 117 min.

Minha nota: 6/10

Outro dia estava lendo um texto do André Sobreiro no Palpitando que falava justamente do comportamento das pessoas quando o que está diante delas é um musical. Enquanto a metade sorri feliz e balança o pé marcando o ritmo, a outra está com um super dor de cabeça e doida para que a tortura acabe logo.

Eu faço parte da primeira turma e sou daquelas que, além de dançar, ainda compra a trilha sonora quando sai. Ou seja, gostei de Moulin Rouge, de Chicago e até das seqüências de dança do novo sucesso do momento High School Musical.

A história do filme é a seguinte: uma menina gordinha e rejeitada, não se abala com nada e tem como principal objetivo de vida ser dançarina do programa de auditório mais famoso de sua região. Claro que todos os dançarinos são magros e bonitinhos e só não são 100% brancos porque existe um dia totalmente destinado aos negros. As duas etnias não se misturam nunca.

O filme tenta tratar justamente a diferença, mas não tem muito sucesso. Querendo passar um ar de integração, faz menções bem preconceituosas e nem se dá conta. Na detenção da escola só há negros, a mãe gordona só deixa a filha ficar na casa de negros depois que lhe mostram um mesa cheia de comidas e um dos negros salva a amada com um punhal que carrega sempre consigo.

Apesar deste problema, que é grave, o filme é interessante e tem as letras de músicas mais engraçadas que eu já ouvi em um musical e são elas que conseguem prender o espectador, já que o ritmo não se mantém na primeira parte e só engata depois de alguns minuto.

Outra coisa que chama a atenção é a mãe gordona que passa os dias lavando e passando roupas para fora interpretada por ninguém menos que John Travolta, que consegue defender muito bem o papel e, sem grandes afetações, convence como mulher. Seu marido é Christopher Walken, outro dançarino conhecido do cinema.

O resto do elenco conta com nomes como Michelle Pfeifer, Amanda Bynes, James Marsden e Queen Latifah e se sai muito bem tanto cantando como atuando. A única excessão é Zac Ephron, que está preocupado demais e não consegue transmitir muita verdade.

Um bom programa para aqueles que curtem musicais e adoram prestar atenção nas letras cantadas.

Um Grande Momento

A mãe e o pai fazem as pazes.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

BAFTA: Maquiagem

Globo de Ouro: Filme Musical/Comédia, Atriz (Nikki Blonsky), Ator Coadjuvante (John Travolta)

MTV Movie Awards: Revelação Feminina (Nikki Blonsky), Revelação Masculina (Zac Ephron), Estréia de Verão Ainda Não Vista.

Links

Site Oficial

Imdb