(Gaijin – Ama-me Como Sou , BRA, 2005)

Drama

Direção: Tizuka Yamasaki

Elenco: Tamlym Tomita, Jorge Perugorría, Aya Ono, Louise Cardoso, Zezé Polessa, Luis Melo, Mariana Ximenes, Kyoko Tsukamoto

Roteiro: Tizuka Yamasaki

Duração: 131 min.

Minha nota: 5/10

Sinopse

Em 1908 chega ao Brasil Titoe, japonesa que vem ao país na intenção de conseguir dinheiro com seu trabalho para então retornar ao Japão e poder seguir sua vida no país-natal. Em 1935, já com sua filha Shinobu nascida e com dinheiro insuficiente para retornar ao Japão, Titoe decide comprar seu primeiro lote de terras em Londrina.

A 2ª Guerra Mundial e suas consequências para o Japão acabam adiando ainda mais os planos de Titoe em retornar ao país, principalmente após Kazumi e Maria, seus netos, nascerem.

Já crescida, Maria se casa com Gabriel, gaijin filho de pai espanhol e mãe italiana, com quem tem dois filhos: Yoko e Pedro. Os negócios de Gabriel vão bem, até que o confisco feito pelo Governo Collor em 1990 o leva à falência. Sem alternativas, Maria e as crianças vão morar com Titoe enquanto Gabriel embarca para Kobe, província japonesa, na intenção de trabalhar temporiamente e juntar dinheiro para a família.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Festival de Gramado: Filme, Direção, Atriz Coadjuvante (Aya Ono), Trilha Sonora (Egberto Gismonti)

Links

Site Oficial

Imdb