“O espaço, a fronteira final. Essas são as viagens da nave estelar Enterprise em uma missão de cinco anos para pesquisar novos mundos, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”. Era desta forma que, religiosamente, o narrador abria cada episódio da série clássica de JORNADA NAS ESTRELAS, a cultuada criação de Gene Roddenberry que transformou personagens como o Capitão Kirk e o Sr.Spock em ícones pop permanentes, com uma leitura menos óbvia da ficção científica.

No entanto, para que os tripulantes da USS Enterprise pudessem ter “vida longa e próspera” nos cinemas, foi necessário que George Lucas deflagrasse a sua “Guerra nas Estrelas” e obtivesse um estrondoso sucesso de público. Dois anos depois, era a vez da Federação Unida de Planetas aterrisar nas telonas com JORNADA NAS ESTRELAS – O FILME (1979), o primeiro de uma bem-sucedida série de filmes que se mantém em evidência até hoje. As seis primeiras produções serão exibidas hoje e amanhã (28 e 29) pelo TCM, em duas mini-maratonas, ambas a partir das 14h*.

Além de James T. Kirk (o comandante vivido de maneira inesquecível por William Shatner) e seu eterno conselheiro, o vulcano Spock (Leonard Nimoy), o núcleo principal da Enterprise clássica é formado pelo médico Dr. McCoy (DeForest Kelley), o tenente Sulu (George Takei), o engenheiro-chefe Scotty (James Doohan), a tenente de comunicações Uhura (Nichelle Nichols) e o oficial de segurança Chekov (Walter Koenig).

No primeiro filme, que se passa exatos 18 meses depois do último episódio da série, Kirk é agora almirante e chefe de operações da Frota Estelar. Ele é destacado para investigar uma força alienígena escondida dentro de uma enorme nuvem de energia. Ao longo dos outros filmes, eles vão enfrentar a morte de um importante integrante da equipe (e seu posterior retorno) e a lendária luta contra um de seus maiores inimigos. Confira abaixo a programação completa:

Sábado, dia 28 de abril
14h* – JORNADA NAS ESTRELAS – O FILME (Star Trek: The Motion Picture, 1979, classificação indicativa livre)
16h10* – JORNADA NAS ESTRELAS 2: A IRA DE KHAN (Star Trek II: The Wrath Of Khan, 1982, classificação indicativa livre)
18h10* – JORNADA NAS ESTRELAS III – À PROCURA DE SPOCK (Star Trek III: The Search For Spock, 1984, classificação indicativa livre)

Domingo, dia 29 de abril
14h* – JORNADA NAS ESTRELAS IV – A VOLTA PARA CASA (Star Trek IV: The Voyage Home, 1986, classificação indicativa livre)
16h05* – JORNADA NAS ESTRELAS V – A ÚLTIMA FRONTEIRA (Star Trek V: The Final Frontier, 1989, classificação indicativa livre)
18h* – JORNADA NAS ESTRELAS VI – A TERRA DESCONHECIDA (Star Trek VI: The Undiscovered Country, 1991, classificação indicativa livre)

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.