Profecias de fim do mundo não são novidade, mas a onda gerada pelo Sr. Rolland Emmerich com seu 2012, eleito pela Nasa como a pior ficção científica da história do cinema e causador de um aumento absurdos de pesquisas na internet sobre o tema, acabou maior do que a imaginada por ele.

Alinhamento de planetas, tempestade solar, meteoros ou pequenos planetas em rota de colisão com a Terra estão em voga no momento. Independente do evento, o que se fala por aí é que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012 e só os resgatados pelos extraterrestres sobreviverão.

Para aqueles que não são muito íntimos de ET’s, para os que não têm grana para tentar uma carona em Bugarach e para os que deixaram o amiguinho interplanetário voltar para casa depois de uma volta de bicicleta, o negócio é esperar. E por que não esperar vendo um filminho sobre o tema?

Fizemos uma lista com alguns filmes sobre o apocalipse para quem está com preguiça de sair para ver o que está acontecendo e não aguenta mais as notícias sobre o desastre na televisão. Vamos a ela.

O-Dia-Depois-de-Amanha

O Dia Depois de Amanhã, de Roland Emmerich
Emmerich é um cara megalomaníaco que adora criar projetos imensos de devastação e, entre eles, acabou fazendo este divertido filme pipoca. Nele, depois de um aumento repentino de temperatura, uma nova era glacial se aproxima. Tornados, chuvas de granizos gigantes e tempestades neve são parte da vingança da natureza contra os maus-tratos dos humanos. E ainda tem uma historinha de recuperação das relações familiares, um amor adolescente e ataques de lobos.

20122012, de Roland Emmerich
Sem a mesma desenvoltura de O Dia Depois de Amanhã e com situações muito mais estapafúrdias, Emmerich faz um filme caríssimo que só serviu mesmo para despertar a curiosidade das pessoas quanto às teorias maias. Segundo elas, com o alinhamento dos planetas (esse que aconteceria no dia 21 de dezembro) e uma inversão dos polos, a Terra deixaria de ser o que é hoje e a vida aqui seria impossível.

PressagioPresságio, de Alex Proyas
Uma cápsula do tempo em uma escola é aberta e entre os desenhos dos alunos há uma lista de coordenadas que apontam desastres que aconteceram da data de sua criação até aquele dia. E vão além, prevendo o fim do mundo, que acontecerá dali a uma semana. O gênio que decifra os enigmas é ninguém mesmo que Nicolas Cage.

MelancoliaMelancolia, de Lars Von Trier
O impacto de um acontecimento como esse, o último de todos, na vida e relações é abordado pelo sempre depressivo Lars von Trier. Acompanhando a relação entre as irmãs Justine e Claire esperamos a colisão da Terra com outro planeta.

Procura-se-um-Amigo-para-o-Fim-do-MundoProcura-se um Amigo para o Fim do Mundo, de Lorene Scafaria
Agora quem vai destruir o planeta é um meteoro. Nenhuma tentativa de desviá-lo funciona e ele deve chegar nos próximos três dias devastando tudo. Duas pessoas solitárias e melancólicas encontram-se e decidem partir numa jornada rumo ao passado.

444-o-Fim-do-Mundo4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara
Al Gore estava certo: nós destruímos o mundo. O que as pessoas fariam sabendo que o mundo vai acabar e não existe nada mais que possa ser feito além de esperar o momento do fim. O diretor Abel Ferrara acompanha de perto os últimos momentos de um casal em seu loft.

Um-InfernoUm Inferno, de Tim Fehlbaum
Agora são as tempestades solares. Depois de aumentarem muito a temperatura na Terra, destruindo a vegetação, secando os rios e tornando a vida praticamente impossível, um grupo de pessoas tenta sobreviver fugindo de um lugar para o outro, protegendo-se do sol e do calor e buscando meios para se alimentar e hidratar. O filme alemão tem uma mãozinha de Roland Emmerich, produtor do longa.

Fim-dos-TemposFim dos Tempos, M. Night Shyamalan
Ainda que a Nasa ache que 2012 seja o pior filme de fim do mundo, nada consegue se comparar a este absurdo de M. Night Shyamalan. Aqui a natureza assume sua forma mais vingativa e extermina os seres humanos através das árvores (???). Elas liberam no ar uma toxina que anula o senso de autopreservação e faz com que todos cometam suicídio.

ArmageddonArmageddon, de Michael Bay
Michael Bay não ia perder a oportunidade de falar também do fim do mundo, ou melhor, da ameaça do fim do mundo. Em Armageddon uma chuva de meteoros anuncia a chegada de um asteroide gigante que devastará a Terra. Ainda bem que um grupo de técnicos em perfuração de poços de petróleo comandados por Bruce Willis resolve tentar destruí-lo.

Wall-eWALL-E, de Andrew Stanton
O lixo toma conta do planeta e o torna inabitável. A raça humana evacua o local e passa a viver em estações espaciais. Só quem fica na Terra são um robozinho compactador de lixo e sua melhor amiga, uma barata.

Caso o mundo acabe, você pelo menos se distraiu nos últimos momentos. Se não acabar, você se distraiu. Ou seja, é uma boa ideia de qualquer jeito. Mas conte para nós, que filme de fim do mundo por causas naturais deveria estar também na lista?