FICIO primeiro final de semana de setembro, prolongado com o feriado na segunda-feira, agitou as crianças da capital brasileira com a sétima edição do Festival Internacional de Cinema Infantil. As exibições aconteceram no Cinemark do shopping Pier 21 e o nosso crítico mirim Rodrigo Strieder esteve por lá para conferir parte da programação.

Este ano sessões de clássicos mundiais e animações nacionais se misturam com dublagens ao vivo e oficinas de animação para cinema. Além do projeto Pequeno Jornalista, onde crianças e jornalistas assistem juntos a um filme, comentam e criam matérias sobre ele.

O filme escolhido para a dublagem ao vivo foi o alemão Os Três Ladrões e contou com as vozes de Wendel Bezerra (Bob Esponja) e Angélica Santos (Cebolinha, da Turma da Mônica). A órfã que se envolve com três bandidos encantou o público infantil e, segundo Rodrigo, além da boa história, a dublagem ao vivo é uma experiência imperdível.

Rodrigo Strieder no FICI BrasíliaEntre os clássicos, “O Garoto” foi escolhido para comemorar os 120 anos de Charles Chaplin. O filme mudo cativou os pequenos presentes e confirmou sua eternidade. “É o filme mais perfeito que eu já vi na minha vida”, diz nosso crítico mirim, que não pensou duas vezes antes de dar nota 10.

Rodrigo destacou ainda as sessões de Histórias Preciosas, uma série de animações russas com as lendas e fábulas do país; Juro Que Vi, com versões em desenhos animados das principais lendas do folclore brasileiro, e a pré-estreia de O Segredo de Kells, que conta a história do jovem Brendan, encarregado de completar o lendário “Livro de Kells”, o mais fantástico livro de todos os tempos.

As crianças de Brasília ainda têm mais um final de semana para conferir o festival no Pier 21. As sessões acontecem de sexta a domingo, custam R$ 4 e começam a ser exibidas às 10h30.

A próxima etapa do festival acontece em São Paulo, nos cinemas Cinemark dos shoppings Eldorado e Santa Cruz, e Capinas, no shopping Iguatemi.

Mais detalhes e a programação completa podem ser encontrados aqui.