RIO – Na próxima semana começa o 17° Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), que vai de 13 a 19 de agosto, no Centro Cultural dos Correios, no Centro do Rio, com todas as atividades gratuitas.

O filme escolhido para a abertura do festival foi Las Acacias, vencedor do prêmio Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011. A sessão contará com a presença do diretor Pablo Giorgelli.

A programação conta com mais de 150 produções, que serão exibidas nas oito sessões diárias. No encerramento, dois júris, formados por professores e estudantes, teóricos e profissionais de cinema, escolherão os filmes das Mostras Competitivas que se destacaram em sete categorias: Retrato da Realidade Nacional, Pesquisa de Linguagem, Contribuição Artística, Expressão Cultura, Expressão Poética, Contribuição Técnica e Construção Narrativa, além da escolha do destaque do público por votação da audiência presente às sessões.

Além das exibições, o festival ainda traz em sua programação a aula magna com o professor Fernão Ramos, a oficina Da Captação à Finalização em Digital e o projeto Sal Grosso 12, que realiza anualmente um curta em parceria com universidades de cinema/audiovisual.

Confira a programação completa do festival:

Abertura
Local: Centro Cultural Correios
Data: 13 de Agosto
Sessão de abertura com apresentação do festival e exibição do longa-metragem “Las Acácias”, de Pablo Giorgelli.

Mostra Competitiva Nacional
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 18 de agosto
Exibe curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2010. Ao fim de cada sessão do festival, os realizadores debatem com o júri e o público os filmes apresentados.

Mostra Competitiva Internacional
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 18 de agosto
Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários e de escolas de cinema estrangeiros e brasileiros (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2010.

Mostra Informativa
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 19 de agosto
Seleção de filmes que ficaram de fora da mostra competitiva, montando um grande panorama da produção universitária divididos em sessões temáticas.

Homenagem ao Professor Fernão Ramos
Local: Centro Cultural Correios
Data: 19 de agosto
O Festival tem por tradição homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino acadêmico ou instituições de ensino cinematográfico. Este ano o homenageado será o professor Fernão Ramos da Unicamp.

Master Class com o professor Fernão Ramos
Local: Centro Cultural Correios
Data: 18 de agosto
Aula com o professor homenageado Fernão Ramos, aberto ao público.

Oficina Da Captação à Finalização em Digital – Link Digital e Fazer Cinema
Local: Link Digital (Finalização)
Data: a definir
Será realizada uma oficina aberta ao público durante o festival.

Projeto Sal Grosso 12
Pelo 12º ano consecutivo, o festival vai produzir um curta metragem. Uma seleção de roteiros enviados por universitários de todo o país será trabalhada dentro de uma Oficina de Roteiros que acontece durante o festival. Ao fim do curso, os “oficineiros” escolherão um roteiro que será dirigido pelo autor, e terá sua equipe técnica formada por alunos das diversas escolas de audiovisual do país. O filme terá sua estreia na noite de encerramento do Festival Universitário de 2013.

Agenda Noturna
Programação de bares e restaurante indicados pelo festival.

Encerramento
Local: Centro Cultural Correios
Data: 19 de agosto
Exibição do 11º curta-metragem produzido pelo projeto Sal Grosso – “Nós parecíamos gigantes”, de Daila Pacheco, e premiação das Mostras Competitivas Nacional e Internacional

SERVIÇO
17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário
13 a 19 de agosto de 2012
Entrada gratuita
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Telefone: 2253-1580

Mais informações no site do festival.