(In The Bedroom, EUA, 2001)

Drama
Direção: Todd Field
Elenco: Sissy Spacek, Tom Wilkinson, Nick Stahl, Marisa Tomei, William Mapother, William Wise, Celia Weston
Roteiro: Andre Dubus (história), Robert Festinger, Todd Field
Duração: 130 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Não deve haver no mundo dor mais sofrida do que a de perder um filho. A quebra da linha natural, a percepção de que tudo o que você conheceu e viveu não será visto pela pessoa que você mais ama no mundo deve ser desesperadora. Entre Quatro Paredes leva essa dor à tela.

No filme, um jovem adolescente se envolve com uma mulher mais velha, separada e mãe de duas crianças. O ex-marido violento e inconformado com a separação está sempre por perto. O desfecho da história é o pior possível.

Em sua estreia na direção de longas-metragens, Todd Field toca em temas delicados, como o duelo entre pai e mãe pela aprovação/desaprovação do relacionamento, passando por identificações e preconceitos. Mas é no luto desses pais que o filme ganha a sua força, deixando até a impressão de se prolongar excessivamente antes do acontecimento fatal.

Muito da dor contada ganha vida graça às atuações precisas de Tom Wilkinson e Sissy Spacek, em muitos olhares, silêncios e gestos contidos que culminam em uma discussão de doer o coração. O filme ainda conta como uma boa participação de Marisa Tomei que, vivendo a namorada mais velha, também sabe como trazer a dor e a culpa para seus momentos.

Apesar de muitos acertos, o filme padece de uma certa irregularidade por seus muitos momentos de experimentação visual. Há enquadramentos pouco justificados, como os planos detalhe durante a conversa de Matt e Richard, os plongés dentro da casa do casal ou em outros quadros que buscam encontrar ângulos bonitos, mas sem muita conexão com a trama.

Além disso, o roteiro também segue um tempo próprio e demora para trazer os espectadores para dentro daquela história. O começo, datado e pouco inventivo, faz o contrário disso e é como se tivéssemos dois filmes em um: o primeiro menos interessante, apesar de boas atuações, e o segundo arrebatador.

Mas o primeiro momento acaba ficando esquecido diante da potência do que vem a seguir. Pais sofrerão mais.

Um Grande Momento:
Tocando no assunto.

Entre-quatro-paredes_poster

Links

No IMDb