Começa amanhã, dia 27, no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, a mostra “Emoção e Poesia: O Cinema de Yasujiro Ozu”, em homenagem a um dos maiores cineastas do cinema japonês.

Produzida em parceria com a Fundação Japão no Brasil, a mostra traz a filmografia completa de Ozu, com 32 longas, dois curtas e um média-metragem.

O diretor, muito conhecido por seu perfeccionismo e delicadeza inconfundíveis, deixou um legado imenso no cinema mundial e influenciou muitos artistas. Apesar disto, poucos filmes títulos foram distribuídos no Brasil.

Sem cópias disponíveis, algumas de suas obras eram tidas como perdidas até que, recentemente, os negativos foram recuperados no Japão, pela produtora Shochiku.

Com todos os títulos na mostra, alguns filmes selecionados serão apresentados pela primeira vez no Brasil, como A Mulher e a barba (1931), Onde estão os Sonhos de juventude (1932), A delinqüente (1933) entre outros.

Paralelamente às exibições, o evento ainda contará com uma materclass e um curso ministrados pelo professor João Luiz Vieira e uma apresentação especial, no dia 14 de agosto, de Benshi – filme mudo com narração de Angela Nagai acompanhada por músicos que tocam instrumentos tradicionais japoneses.

Quatro títulos que homenageiam o mestre japonês também foram selecionados. São eles Tokyo-Ga, de Wim Wenders, Cinco Dedicados a Ozu, de Abbas Kiarostami, 35 Doses De Rum, de Claire Denis, e Hanami – Cerejeiras em Flor, de Doris Dörrie.

Para maiores detalhes e conferir a programação completa, clique aqui.