(Doubt, EUA, 2008)

Drama

Direção: John Patrick Shanley

Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Alice Drummond, Audrie J. Neenan, Lloyd Clay Brown, Joseph Foster, Paulie Litt, Bridget Megan Clark, Mike Roukis

Roteiro: John Patrick Shanley

Duração: 104 min.

Minha nota: 6/10

Voltando à corrida para conferir todos os filmes do Oscar, hoje foi o dia de dobradinha. O primeiro da noite foi Dúvida, indicado por melhor atriz, melhor ator e duas vezes para melhor atriz coadjuvante.

O filme conta a história da irmã Aloysius, madre superiora diretora de uma escola católica que, depois de algumas suspeitas da professora irmã James, persegue o padre da paróquia acusando-o de pedofilia.

Confesso que entrei na sala esperando muito mais do que encontrei e até agora não entendo o que foi que agradou tanto à Academia. O roteiro é muito bom, realmente, assim como a fantástica atuação de Amy Adams, mas não consigo encontrar muito mais coisa além disso.

Até Meryl Streep, de quem sou fã e que sempre está bem em qualquer coisa que faça, está estranha no longa e se deixa levar para o lado exagerado em uma atuação quase forçada. Philip Seymour Hoffman também está instável.

Outra coisa que me incomodou muito foram os enquadramentos experimentais. Acho que eles até poderiam estar ali, se existesse algum motivo para tal, mas não, era só passar por um vão de escada mais interessante que lá estava ele sendo fotografado com uma câmera propositalmente torta. Talvez Joe Contra o Vulcão não tenha sido bagagem suficiente para o diretor.

Mas, como eu disse no começo, nem tudo é decepção e Amy Adams está tão bem no papel que consegue superar todos os problemas da trama e não só prende a atenção de quem está no cinema, como vale o ingresso.

O elenco infantil também é muito bom, assim como a participação de veteranas da telona.

No mais, um filme bom e correto, mas que se perde nas experimentações e na falta de pulso para controlar a atuação dos atores. Vale a pena, mas não tanto quanto tem sido dito.

Um Grande Momento

Irmã James desabafa na sala da diretora.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Atriz (Meryl Streep), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Atriz Coadjuvante (Viola Davis)

BAFTA: Atriz (Meryl Streep), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Atriz Coadjuvante (Amy Adams)

Globo de Ouro: Roteiro (John Patrick Stanley), Atriz (Meryl Streep), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Atriz Coadjuvante (Viola Davis)

Links

Site Oficial

Imdb