(Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, ING, 1964)

Comédia

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden, Peter Bull, James Earl Jones, Tracy Reed

Roteiro: Peter George (romance), Stanley Kubrick, Terry Southern

Duração: 96 min.

Sinopse

Dr. Fantástico é a celebrada e clássica comédia de humor negro de Stanley Kubrick sobre um ataque nuclear “acidental” que foi indicado para 4 Oscar em 1964. Criado durante um tempo em que a Guerra Fria estava em seu auge, o filme ainda se mostra atual em nossos dias.

Convencido de que os comunistas estão poluindo “os preciosos fluidos corporais” da América, um general enlouquecido ordena um ataque nuclear à União Soviética. Seu ajudante, Capitão Mandrake, deseperadamente procura uma maneira de suspender o ataque. Enquanto isso, o presidente dos EUA pega o telefone de emergência para convencer o bêbado premiê soviético que impedir o ataque é um erro tolo, enquanto o conselheiro do presidente – e ex-cientista nazista – Dr. Fantástico confirma a existência da temida Máquina do Juízo Final – um secreto dispositivo soviético de retaliação que garante acabar com a raça humana de uma vez por todas.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator (Peter Sellers)

BAFTA: Filme, Filme Britânico, Roteiro Britânico, Ator Britânico (Peter Sellers), Ator Estrangeiro (Sterling Hayden), Direção de Arte Britânica (Ken Adam)