SÃO PAULO – Douglas Sirk, o mestre do melodrama em Hollywood, vai ganhar uma retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo, de 16 de maio a 10 de junho. Com curadoria de Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, Sirk: O Príncipe do Melodrama vai apresentar 30 filmes dirigidos pelo cineasta em Hollywood nos anos 50, como Tudo o que o Céu Permite (1955) e Palavras ao Vento (1956), estrelados por Rock Hudson; e Imitação da Vida (1959), estrelado por Lana Turner.

Cinco filmes de diretores que influenciaram ou foram influenciados por Sirk também fazem parte da seleção. Durante a mostra, os curadores darão duas aulas abertas ao público sobre o cineasta.

Nascido Hans Detlef Sierck na Alemanha em 1897, Sirk rodou oitos filmes em seu país de origem já sob o regime nazista antes de ir para Hollywood, onde estreou com o drama de guerra Hitler’s Madman (1943), mas ficou mais conhecido pelos melodramas rodados para os estúdios Universal. Sua parceria mais longa foi com o astro Rock Hudson, com quem rodou nove filmes. Mas Sirk também dirigiu outras grandes estrelas da época, como Lauren Bacall, Lana Turner, Barbara Stanwyck, Jane Wyman, John Gavin, George Sanders e Dorothy Malone, que venceu o Oscar de atriz coadjuvante por Palavras ao Vento.

Durante muito tempo, Sirk foi considerado um cineasta menor – já que o próprio melodrama era considerado um gênero menor – e nunca recebeu uma indicação ao Oscar. Até que Jean-Luc Godard começou a escrever textos elogiosos sobre seus filmes a partir de 1959 na revista Cahiers du Cinéma, o que iniciou um movimento de recuperação crítica em torno do cineasta. Outro de seus grandes fãs foi o conterrâneo Rainer Werner Fassbinder, diretor de filmes como Lili Marlene e O Casamento de Maria Braun.

Hoje, Sirk é uma referência na obra de diretores contemporâneos como o espanhol Pedro Almodóvar (Abraços Partidos), o francês François Ozon (8 Mulheres e Angel) e o americano Todd Haynes, que fez sua versão pessoal de Tudo o que o Céu Permite em Longe do Paraíso, estrelado por Julianne Moore.

Depois de São Paulo, a mostra segue para Brasília (22 de maio a 16 de junho) e Rio de Janeiro (12 de junho a 8 de julho).

Confira a programação na capital paulista.

Principais títulos da mostra:


Imitação da Vida (Imitation of Life)
Com Lana Turner e John Gavin
EUA, 1959, 124 min, 35mm
A história de duas mulheres, amigas por mais de 20 anos, uma branca, em constante conflito com a filha adolescente, e uma negra, devastada pela filha não aceitar sua condição racial. Obra-prima de Sirk e último filme do diretor nos EUA.


Amar e Morrer (A Time to Love and a time to die)
Com John Gavin
EUA, 1958, 133 min, 35mm
Soldado em permissão durante o fronte russo da Segunda Guerra Mundial conhece filha de um prisioneiro de campo de concentração. Representação de eventos da guerra que tanto marcaram a vida de Sirk, entre eles a morte do seu filho em Stalingrado.


Almas Maculadas (Tarnished Angels)
Com Rock Hudson, Robert Stack e Dorothy Malone
EUA, 1957, 91 min, 35mm
Um triângulo amoroso entre um jornalista, um piloto de aviação acrobática e sua jovem namorada desequilibrada. Retomada do trio de Palavras ao Vento, Hudson, Malone e Stack. Baseado em romance de William Faulkner.


Palavras ao Vento (Written in the Wind)
Com Rock Hudson, Lauren Bacall, Robert Stack e Dorothy Malone
EUA, 1957, 98 min, 35mm
Uma família de ricos exploradores de petróleo é devorada pelo alcoolismo do filho mais velho e pelo desequilíbrio da filha caçula. Trama clássica do melodrama retomada constantemente por diretores contemporâneos.


Chamas que não se Apagam (There’s always tomorrow)
Com Barbara Stanwyck e Fred McMurray
EUA, 1956, 84 min, 35mm
Pai de família, bem casado e com vidinha estável, sente-se atraído por mulher liberada. Retomada do casal mítico de Pacto de Sangue (Wilder, 1944), Barbara Stanwyck e Fred McMurray.


Tudo o que o Céu Permite (All That Heaven Allows)
Com Rock Hudson e Jane Wyman
EUA, 1955, 89 min, 35mm
O romance entre uma viúva de meia idade e seu jardineiro mais jovem desperta o preconceito na sociedade de uma pequena cidade americana. Ela vai ter que enfrentar o preconceito do seu círculo social e dos filhos para viver seu grande amor. Retomada do casal Wyman-Hudson, em filme referência para diretores contemporâneos.


Sublime Obsessão (Magnificent Obsession)
Com Rock Hudson e Jane Wyman
EUA, 1954, 108 min, 35mm
Um bon-vivant causa a morte de um adorado médico de uma cidade do interior. Mais tarde, apaixona-se pela mulher dele que, em decorrência de uma inconsequência do rapaz, acaba cega. O jovem retoma a escola de medicina para devolver-lhe a visão. Primeira aparição do casal mítico da filmografia de Sirk, Jane Wyman e Rock Hudson.


Desejo Atroz (All I Desire)
Com Barbara Stanwyck
EUA, 1953, 79 min, 16mm
Mulher liberada da cidade grande volta para seu vilarejo natal para encontrar a família e a filha que abandonou. Primeiro papel de Barbara Stanwyck na obra de Sirk.

SERVIÇO
Sirk: O Príncipe do Melodrama
De 16 de maio a 10 de junho de 2012 (quarta a domingo)
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema (70 lugares)
Rua Álvares Penteado 112, Centro
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Sessões em DVD: gratuitas