(Te Piace Hitchcock, ITA/ESP, 2005)

Suspense

Direção: Dario Argento

Elenco: Elio Germano, Chiara Conti, Elisabetta Rocchetti, Cristina Brondo, Iván Morales, Edoardo Stoppa, Elena Maria Bellini, Giuseppe Lo Console, Milvia Marigliano

Roteiro: Dario Argento, Franco Ferrini

Duração: 93 min.

Minha Nota: 2/10

Tem umas coisas que a gente faz com a gente mesmo que, simplesmente, não têm explicação. Uma pessoa que começa a assistir um filme italiano feito para tv, todo falado em inglês, sabendo que ele é do Dario Argento e não pára, é uma dessas coisas.

Na verdade, sempre acaba sendo um motivo para boas risadas. Afinal de contas, assim como o inferno e as boas intenções, de filme ruim a televisão está cheia. E, antes dos canais pagos, acabávamos assistindo a eles de qualquer jeito mesmo. Então, por que não?

A idéia do roteiro é até interessante. Um estudante é completamente fascinado por Hitchcock e tem o hábito de vigiar a vida dos vizinhos pela janela (óbvio, não?). Após um assassinato no prédio da frente, ele começa a formular hipóteses para a solução do caso.

Depois de muitas investigações, ele chega à conclusão de que o crime é, na verdade, uma variação de Pacto Sinistro, onde dois estranhos em um trem acordam em um matar a pessoa que atrapalharia a vida do outro.

Dario Argento é daquele tipo de diretor curioso, que tem uma composição plástica muito interessante, mas que se perde com uma tremenda facilidade. Sua fascinação por Hitchcock já é conhecida há muito tempo, tanto que seus primeiros filmes são claras homenagens ao diretor britânico.

Apesar de toda a admiração e dedicação, o roteiro é uma maluquice total, sem muito cuidado na ligação das cenas e, muito menos, na composição dos personagens, que até tentam ser bem trabalhados pelos atores, mas sem muito sucesso.

A única coisa boa mesmo é ser mais uma tentativa de homenagear o grande mestre do suspense com cenas que acabam nos lembrando clássicos como Disque M para Matar, Psicose, Um Corpo que Cai e Janela Indiscreta.

Mas pára por aí mesmo.

Detalhe importante: só para variar, a capa do filme estraga o final.

Um Grande Momento

Ahn?!?! Tem isso lá não.

Links