Vamos ao segundo dia da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O mesmo equilíbrio da estreia no festival não foi mantido, embora a maior parte dos filmes tenha sido bem interessante. Teve de tudo: sereias, drama existencial, suspense e até zumbis. Confira os filmes:

a-atracao_interno

A Atração
(Córki dancigu, POL, 2015)
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Nessa ópera punk polonesa duas sereias são descobertas em uma boate de striptease e começam a trabalhar no local. Com suas transformações alcançam o sucesso. O filme, que foi sensação em vários festivais de cinema fantástico do mundo, aposta no musical e faz um trabalho interessante com a lenda das sereias, mas não consegue escapar do machismo e do incômodo em algumas sequências. Ainda assim, é uma experiência divertida e curiosa.
O filme ganhou prêmios especiais dos júris no Festival de Sundance e no Fantasia Film Festival, além de ser escolhido como o melhor filme no Austin Fantastic Fest e levar os prêmios de filme, efeitos visuais e direção no Fantasporto.

Próximas sessões na Mostra:
22/10, às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1
25/10, às 15h50, no Cinearte 2
27/10, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta Anexo 4

hedi_interno

Hedi
(Inhebek Hedi, TUN/BEL/FRA, 2016)
Nota: 5 ★★★★★☆☆☆☆☆
Hedi conta uma história que já vimos diversas vezes no cinema. Um homem, filho de uma mãe super protetora e que vive comparando-o com o irmão mais velho, vive uma vida que não gostaria de viver. Ele se sente deslocado e infeliz em todos os aspectos e precisa de uma viagem para conhecer aquele outro eu que estava escondido dentro dele. Sem grandes novidades e com muitas resoluções simplificadas de conflito, o filme não tem nada que chame atenção de quem o assiste.
O filme esteve na seleção da competitiva internacional do BAFICI e do Festival de Berlim, onde ganhou o prêmio de melhor primeiro filme e o urso de prata pela direção.

Próximas sessões na Mostra:
25/10, às 19h20, no Cinearte 2
27/10, às 13h30, no Espaço Itaú – Frei Caneca 3
02/11, às 17h45, no Cine Caixa Belas Artes – Sala 1 Vila Lobos

o-apartamento_interno

O Apartamento
(Forushande, IRI/FRA, 2016)
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆
Ainda que seja um Farhadi menor, não há como notar que o diretor iraniano sabe muito bem o que fazer em um set de filmagem. O filme que conta a história de um casal abalado após um evento no apartamento emprestado por um amigo, enquanto juntos também encenam a peça A Morte do Caixeiro Viajante, consegue envolver o espectador e deixá-lo curioso pelo desfecho da história. Com atuações muito precisas e um domínio do espaço cênico que o diretor já tinha mostrado antes. Talvez sobre algo no ritmo, mas deve estar na programação de qualquer um.
Selecionado para concorrer à Palma de Ouro em Cannes, o filme levou os prêmios de melhor roteiro e melhor ator, para Shahab Hosseini.

Próximas sessões na Mostra:
22/10, às 19h15, no Cinearte 2
24/10, às 21h30, no Cinemark Cidade São Paulo
30/10, às 19h50, no Cinesala

elle_interno

Elle
(Elle, FRA/ALE, 2016)
Nota: 9 ★★★★★★★★★☆
Em grande estilo, Paul Verhoeven volta às telas com um suspense de tirar o fôlego. O filme se contrói em torno de Michèle, uma executiva de jogos de videogame, fria como poucas vezes já foi visto no cinema. A cúmplice do diretor na construção da personagem é Isabelle Huppert, também em grande forma. É o tipo de figura que te acompanha mesmo depois do filme acabar. Esse é obrigatório.
O filme esteve entre os selecionados para o Festival de Cannes.

Próximas sessões na Mostra:
23/10, às 21h30, no Cinemark Cidade São Paulo
25/10, às 15h, no Cinesesc
27/10, às 16h10, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1

invasao-zumbi_interno

Invasão Zumbi
(Train to Busan, KOR, 2016)
Nota: 8 ★★★★★★★★☆☆
Invasão Zumbi é um daqueles filmes perfeitos para quem gosta de filmes com essas criaturas. Dirigido por Park Joo-Suk, Invasão Zumbi é cheio de referências a Roger Romero, com personagens carismáticos, muitas cenas de fuga e uma boa história familiar ali no meio. Agrada pela variedade de sensações que desperta no público, já que é, ao mesmo tempo, agitado, divertido e frenético. Consegue superar tudo o que se espera de um ápice de tensão.
O filme ganhou o prêmio de melhor filme no Fantasia Film Festival e foi o escolhido pelo júri popular como o melhor filme asiático.

Próximas sessões na Mostra:
23/10, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1

*A programação está sujeita a alterações. Consulte o site do evento para conferir as mudanças.