SÃO PAULO – Amácio Mazzaropi é uma das figuras mais importantes do cinema nacional. Com mais de 200 milhões de ingressos vendidos durante os 30 anos de carreira, o cineasta dirigiu, roteirizou, atuou, produziu e sempre se dedicou ao desenvolvimento do cinema no país. Este ano, o eterno jeca do cinema completaria 100 anos e recebe justíssimas homenagens.

De 7 a 28 de abril a Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos, em São Paulo, oferece o curso gratuito Mazzaropi – 100 Anos em 3 Dias, ministrado pelo jornalista e crítico Celso Sabadin, entre os dias 9 e 23 de abril, com encontros às 19h.

A programação, elaborada por Sabadin, priorizou dois pontos: apresenta um Mazzaropi mais desconhecido do grande público, aquele que trabalhou como produtor, distribuidor e empresário; e visa entender o estrondoso sucesso de Mazzaropi com o público. Além dos encontros serão exibidos três longas protagonizados pelo cineasta paulista: O Corintiano, Sai da Frente e O Puritano da Rua Augusta.

A Biblioteca Temática em Cinema Roberto Santos fica na Rua Cisplatina, 505, no Ipiranga.

Confira a programação completa:

Mazzaropi – 100 Anos em 3 dias
Coord.: Celso Sabadin (jornalista e crítico de cinema).
Inscrições na Biblioteca.

1º Encontro
Serão enfocados assuntos como a construção do mito do caipira, como o paulistano Mazzaropi se apropria e divulga o personagem a partir de Monteiro Lobato, o trabalho inicial em circo e, posteriormente, na rádio e na televisão, para depois chegar ao cinema.
| Dia 9/4, 19h

2º Encontro
Serão abordados assuntos como os anos dourados da Vera Cruz, o Mazzaropi urbano de Abílio Pereira de Almeida, a retomada do caipira e o sucesso espetacular na tela grande.
| Dia 16/4, 19h

3º Encontro
Serão abordados assuntos como o Mazzaropi que o público desconhecia: argumentista, diretor, produtor, empresário, distribuidor e homem de negócios; a ascenção e declínio da PAM (Produções Amácio Mazzaropi) e os mistérios que rondam a morte do artista.
| Dia 23/4, 19h

Mazzaropi: 100 ANOS

O Corintiano
(Brasil, 1966, 98 min). Dir.: Milton Amaral. Com Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini e outros. 10 anos.
Torcedor fanático pelo Corinthians entra em conflito com os filhos e os vizinhos “palestra-italianados”.
| Dia 7/4, 19h. Dia 9/4, 17h30

Sai da Frente
(Brasil, 1952, 80 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, A. C. Carvalho, Nieta Junqueira e outros. 10 anos.
Um dia na vida do dono de um caminhão que, para fazer uma mudança de São Paulo para Santos, envolve-se em inúmeras confusões com burocratas, policiais, motoristas e uma artista de circo.
| Dia 14/4, 19h. Dia 16/4, 17h30

O Puritano da Rua Augusta
(Brasil, 1965, 102 min). Dir.: Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire e outros. 16 anos.
Pai de família que enlouquece os filhos com seu conservadorismo extremo muda radicalmente de comportamento ao sofrer um ataque do coração.
| Dia 23/4, 17h30. Dia 28/4, 19h