(Cowspiracy: The Sustainability Secret, EUA, 2014)

Documentário
Direção: Kip Andersen, Keegan Kuhn
Roteiro: Kip Andersen, Keegan Kuhn
Duração: 85 min.
Nota: 7 ★★★★★★★☆☆☆

Já pela capa podemos deduzir que Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade vai tratar da importância de reduzirmos o consumo de carne e aderirmos ao veganismo. Todavia, ao contrário de uma série de documentários que existe para defender a ideologia vegana, o longa-metragem não foca tão-somente no sofrimento dos animais que são mortos para alimentar os humanos, mas nos mostra algo novo e nos leva à realidade desconhecida acerca da produção de alimentos de origem animal para consumo humano.

Ao focar no meio ambiente como um todo, e não apenas no sofrimento dos animais de abate, Cowspiracy apresenta dados e motivos científicos para corroborar a ideologia do veganismo, deixando de lado a velha tradição de explicar que a necessidade de parar de comer carne se dá pelo amor aos animais, ou pela vontade de não fazê-los sofrer, e passando a demonstrar que a produção de carnes (e qualquer alimento de origem animal) para consumo humano é, atualmente, o maior vilão do meio ambiente.

A dupla de diretores Kip Andersen e Keegan Kuhn inova com o documentário, e traz dados que deixam até mesmo o maior fã de carne vermelha impressionado, evidenciando que, por dinheiro, o ser humano está destruindo o próprio planeta tanto ao produzir, quanto ao consumir qualquer tipo de alimento de origem animal, independentemente de o mesmo ser humano ter hábitos que visem proteger o meio ambiente (como andar de bicicleta para reduzir a emissão de gases tóxicos ou diminuir o tempo de banho para reduzir o consumo de água).

Feito para chocar, o filme alcança seu objetivo ao mostrar que os vilões podem ser até mesmo aqueles que se dizem mocinhos, com grandes e conhecidos nomes. Além de focar muito mais no meio ambiente e na saúde do planeta, do que nos animais em si. Embora defenda um dos lados apresentados, é um documentário de deixar qualquer indivíduo boquiaberto, independentemente deste seguir ou não o veganismo.

Definitivamente, Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade é um filme recomendado para qualquer pessoa que tenha um pingo de preocupação com o meio ambiente, e com o planeta onde habita.

Um Grande Momento:
“Greenpeace won’t give us a interview, but Animal Agriculture Alliance has agreed to interview… Now… This means something.”

 Cowspiracy_poster

Links

No IMDb