Visto no Cinema(Corpo, BRA, 2007)

Drama

Direção: Rossana Foglia, Rubens Rewald

Elenco: Leonardo Medeiros, Chris Couto, Rejane Arruda, Regiane Alves, Louise Cardoso

Roteiro: Rossana Foglia, Rubens Rewald

Duração: 90 min.

Minha nota: 5/10

Na minha última viagem a Sampa, que por acaso ainda não acabou, tive como companheira a minha filha. Ela, além de adorar a cidade, aproveitou para conhecer o cinema mais perto do lugar que estávamos.

O primeiro título escolhido por nós duas foi Corpo. Uma produção brasileira que, apesar de não ter a melhor sinopse do mundo, acabou nos chamando atenção. O filme conta a história de um médico legista que, fascinado por corpos, acaba encontrando um corpo de mais de 30 anos que não apresentava sinais de decomposição.

A busca pela história do corpo é o enredo do filme. Para chegar àquela identidade, ele procura por pistas em vários lugares, inclusive nos velhos arquivos da ditadura militar. É assim que conhece Fernanda, uma jovem idêntica ao corpo intacto.

Apesar de alguns deslizes de ritmo e algumas viagens nada a ver, o tema do filme é bem interessante e a dúvida da platéia vai sempre em um crescente. É justamente depois de ter o público na mão que o filme vacila. Ele não sabe como terminar tudo aquilo que propôs até aí e não consegue fazer jus à tensão criada.

O roteiro não consegue se socorrer nas atuações, mas tem Leonardo Medeiros, que acho perfeito para papéis comedidos como o do médico legista Artur. O resto do elenco não é bom, nem ruim. Simplesmente segue o ritmo sem comprometer o resultado.

Uma outra coisa que pode incomodar é a mesma velha história da ditadura militar, um dos temas mais filmados e refilmados do cinema nacional e que, em meio a tantas outras produções melhores, parece um pouco mais forçado do que precisava ser.

Mas, apesar dos pesares, foi uma boa tentativa e talvez filmes melhores da dupla de diretores/roteiristas estejam a caminho. O corpo eles souberam montar direitinho, só erraram a mão na hora da dissecação do cadáver.

Não é fundamental, mas não é tão fraco que mereça ser desprezado. Uma boa pedida para aqueles que não perdem títulos nacionais e para os dias em que não existem mais novidades para conferir.

Um Grande Momento

Fernanda vai embora do restaurante.



Prêmios e indicações
(as categorias premiadas estão em negrito)

Festival Internacional de São Paulo: Prêmio Internacional do Júri

Method Fest: Filme Estrangeiro

Links

Site Oficial

Imdb