(Lamb, ETH/FRA/ALE/NOR, 2015)

Drama
Direção: Yared Zeleke
Elenco: Rediat Amare, Kidist Siyum, Welela Assefa, Surafel Teka
Roteiro: Yared Zeleke
Duração: 94 min.
Nota: 6 ★★★★★★☆☆☆☆

Com uma seca que assola os campos na Etiópia, pai e filho precisam deixar o lugar onde vivem. Depois de uma longa viagem, chegam à casa da avó do menino, onde Ephraim precisa ficar até que o pai arrume algum trabalho.

Naquele ambiente diferente, sendo tratado como um peso pelo tio e sentindo falta do pai, o menino vê em uma ovelha sua única companhia. Entre passeios com o animal, vamos entendendo o que aquela relação realmente significa. Mais do que um bicho de estimação, a ovelha representa a forma com que Ephraim sente-se próximo novamente a sua mãe, falecida recentemente.

Mesmo passível de uma certa previsibilidade, a história é bonita e cativante. Contada aproveitando-se de bonitas paisagens da Etiópia, e com uma simpática atuação de Rediat Amare, ator mirim que conquista o espectador pela naturalidade com que interpreta, o filme acaba funcionando.

Porém, são muitos os tropeços de Cordeiro. A começar pela trilha sonora, que nem sempre é utilizada na hora certa e da maneira correta. Há inserções sem funcionalidade nenhuma e outras que tentam guiar o espectador, sem muito sucesso.

As belas locações também nem sempre são bem aproveitadas. Os quadros mais básicos funcionam, porém há passagens onde o visual é prejudicado por tentativas equivocadas, quando se identifica a intenção, mas o resultado não causa o efeito que deveria, ficando menos claro e pouco funcional.

Entre os problemas também estão facilidades do roteiro, cheio de momentos antecipáveis e lugares comuns, e algumas artificialidades na encenação.

Mas o mais curioso é que, apesar de todos os deslizes, que não são poucos, Cordeiro tem uma história que envolve quem o assiste de maneira genuína. É fácil acompanhar aquela jornada sem se cansar e com uma curiosidade por como Ephraim vai terminar aquele momento de sua história.

Um Grande Momento:
Fazendo samosas.

cordeiro_poster

Links

No IMDb