FLORIANÓPOLIS – Começa na próxima sexta-feira a 11ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que vai de 29 de junho a 15 de julho no Teatro Governador Pedro Ivo, e promete animar a capital catarinense com os mais de 80 títulos de curta-metragem selecionados só na mostra competitiva.

Três longas estreiam durante a programação: os dois brasileiros Tainá – A Origem, de Rosane Svartmann, e Corda Bamba – História de uma Menina Equilibrista, de Eduardo Goldenstein, e o uruguaio Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoe, de Walter Tournier.

Tournier é um dos mais importantes animadores da América Latina e será homenageado na edição deste ano. O longa Selkirk, o verdadeiro Robinson Crusoe, narra a história de um pirata rebelde e egoísta que depena a tripulação de um navio vencendo a todos no jogo de cartas. Depois de provocar uma indignação geral, ele é abandonado em uma ilha deserta, onde deve sepultar seus desejos de vingança e desmedida ambição, e encarar uma nova maneira de enxergar o mundo. O filme terá dublagem ao vivo e o diretor fará palestra sobre animação no dia 2 de julho, às 14h, no Centro de Ciência Humanas da UFSC. Haverá duas sessões de Selkirk, na noite de abertura, no dia 29 de junho, às 19h, e no dia 7 de julho, às 14h.

Na programação há ainda os filmes O Mágico, com o roteiro original de 1956, escrito pelo diretor e ator Jacques Tati (1907-1982), e Peixonauta: Agente Secreto da O.S.T.R.A, inspirado em uma série brasileira que faz sucesso em mais de 80 países e inspira o musical Cante com o Peixonauta, que encerra a programação da Mostra.

Estão previstas ainda nesta edição as sessões do Festival Anima Mundi e do Festival Internacional de Cinema Infantil, com produções da Dinamarca, Alemanha e Noruega. O Palquinho da Mostra também está com uma agenda repleta de shows em todos os finais de semana com artistas de Santa Catarina.

Mais informações e a programação completa no site da mostra.

SERVIÇO
11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
De 29 de junho a 15 de julho, das 9 às 17h30
Teatro Pedro Ivo. Rodovia SC 401, km 5, 5.600, Saco Grande
Sessões gratuitas de segunda a sexta-feira e ingressos a R$ 2,00 aos finais de semana.